30.1.06

30.000x50 e picos

Nota do secretariado da Comissão Política do Bloco de Esquerda

1. A vitória tangencial de Cavaco Silva à primeira volta, por escassos trinta mil votos(...)

Eu nem sequer votei no Cavaco mas... daí a dizer que ele ganhou por "escassos trinta mil votos".... Só mesmo os Iluminados do Bloco!!!

Cá pelas minhas contas (e repito que não votei no homem!) ele deu foi uma abada ao segundo (mais de 1.500.000 de votos de diferença) e lançou no rídiculo as restantes esquerdas (a Catética, a Cassética e a Caviar)!

JCP vs JPC

Entre reuniões e aviões (sim! sou um tipo muito ocupado!) lá consegui um fim de semana descansado, municiado de jornais e revistas.
Sem qualquer espanto (já lá diz o povo: quem não os conhece que os compre!) lá vemos Felgueiras continuar a chafurdar por este país fora....
Conheço o José Carlos Pereira (JCP) há mais de 14 anos. Conheço o seu pensamento político, de muitas e vivas discussões, e respeito-o pela sua verticalidade e coragem. Discordo com ele em diversos pontos e abordagens mas respeito-o.
O problema do (des)governo Caudilhista de Felgueiras resume-se ao facto de, como em qualquer Regime Caudilhista, haver mais preocupações com a entronização do Caudilho do que com os problemas do povo. Primeiro o Caudilho, a sua entronização, santificação, aos olhos do povo. Depois o povo, massa disforme de fácil manipulação, sempre agradecido pelas migalhas que lhe caem aos pés. E quem não se converter é Inimigo, alvo a abater.
O JCP não é Santo. Julgo que também nunca se preocupou muito com isso. Mas é um individuo inteligente, com ideias próprias e com uma capacidade de sofrimento inenarrável. É Amigo do seu Amigo e sabe que pode contar com os Amigos, nunca, de parte a parte, se abstraíndo de criticar qualquer atitude menos própria dos mesmos.
A CMF é aquilo que já todos sabemos que é mas, parafraseando Eça, não há-de cair, porque não é um edifício... há-de sair com benzina, porque é uma nódoa!
Mas afinal, o que tem o João Pereira Coutinho (JPC) a ver com tudo isto? Nada, Absolutamente nada. Excepto que escreveu numa revista algo como isto: "Fui a Felgueiras por motivos pessoais e saí ainda mais convencido de que Fátima Felgueiras merece ir presa quanto mais não seja por ter trocado o Rio por... Felgueiras"!!!! Face a tal ultraje parece-me por bem que os Camisas Negras do SEMPRE PRESENTE tenham uma palavrinha com este Senhor....

13.12.05

EXTREMA-IDIOTICE

Ele há gente que não pára de surpreender!
Ele é cada tiro cada melro... cada cavadela cada minhoca!
O famoso Galinácio é um deles. Vai daí, a gente pensa que a figura já ganhou juízo e...pimba!
Ora, desta vez esta MENTE brilhante vem insinuar que a Anedota de Barcelos tem as suas raízes no facto de o "problema dos ex-combatentes e da descolonização ter sido um dos temas priviligiado por determinado partido de extrema direita nas eleições legislativas cujo candidato na altura era ainda ministro da Defesa." Perceberam a subtileza (de rinoceronte)?
Minha Nossa!!! Tanta estupidez!!
Segue o Idiota (i.e, o tipo das ideias...): "Espera-se que esta acção tenha sido um acto isolada (sic) e que não tenha sido um acto de vingança política perpetrada (sic) por algum partido de extrema-direita."
Conclusão:
1. O Galinácio é mesmo IDIOTA porque:
1.1. O CDS é um partido democrata-cristão e só individuos mal intencionados podem continuar a debitar a cassete dos "fascistas" do CDS; Galinácio sabe, por má experiência própria, o mal que advém do diz-que-diz mal intencionado. Devia, por lições próprias, ter aprendido....
1..2. O problema dos ex-combatentes e da descolonização são questões demasiado sérias para se brincar com elas. Há centenas de milhares de Portugueses que sofreram na pele os efeitos de uma Guerra e de uma Descolonização desastrosa. Isto para não falar, também, dos milhões de Africanos abandonados à sua sorte! Dizer que há um Partido que se aproveita de todas estas pessoas é passar um atestado de menoridade a 1.000.000 de Portugueses; Dizer que o CDS foi o Partido que mais lutou pelos direitos desta gente é um acto de Justiça.
1.3. Insinuar que o CDS pode estar por detrás da anedota de Barcelos é uma ANORMALIDADE só ao alcance de uma MENTE tão ESTÚPIDA quanto a de determinados líderes concelhios do PS Felgueiras (perceberam a subtileza???).
Assim sendo, o galInácio está a tornar-se um caso de Extrema-Idiotice que, sempre que pia, cava mais fundo a sua sepultura politica.
Quanto ao resto, espero encontrá-lo um destes dias na rua para lhe poder chamar de viva voz o que aqui estou a escrever!

Tenho dito.

8.11.05

a chocar...

Fátima Felgueiras desafiou Sócrates a aplicar o Choque Tecnológico em Felgueiras.

Boas notícias para a Indústria de Calçado: encomendas de sapatos com solas de borracha duplicaram!!!

Graças a Deus!

"nunca acompanhei visitas a freguesias em excursões do CDS/PP"

Também era só o que faltava.... em vez de 600 e tal votos nem 200 tinham!!!

1.11.05

Nunca tive qualquer relação formal com o CDS PP local.

Ou estava eu (e mais meia dúzia de comensais) com os copos, ou ...

... Já p'ra não falar nas visitas a determinadas freguesias...

... Mas, pronto... 'távamos todos com os copos! De certeziiiiinha!

31.10.05

Da arte de bem perder

Não me incomoda a derrota. Não me incomoda perder uma luta justa, onde as regras estão previamente definidas. Não me preocupa não ser melhor do que outrém, se o outro é, realmente, melhor do que eu. É a Lei da Vida. Ponto final.

Saber perder é tão ou mais importante do que saber ganhar. Quem perde e amarga, perdeu-se. Quem perde e acredita, está de novo pronto para a luta. Eu sempre acreditei que cair é apenas uma nova oportunidade para que alguém se volte a levantar. E quem se contenta com a poeira mais não merece do que viver aí.

Sempre encarei a vida de frente. Sem subterfúgios nem subtilezas. Um problema não se adia, resolve-se. E se tiver que se perder, que se perca. Vire-se a página, levante-se a cabeça e arrepie-se caminho.

O Hélder Quintela estava an AM aquando da minha demissão. Aconselho-o a ler o meu discurso. E pode ser que, agora do lado dos menos fortes (não gosto da palavra "fraco"), compreenda a minha frustração para com a política em Felgueiras (e não só).

Ao Hélder Quintela, que é só um pouquinho mais novo do que eu, permito-me o seguinte conselho: calma, muita calma!

É nas derrotas que se percebe quem são os amigos e quem são os outros; quem nos respeita pelo que somos e quem nos respeita pelo que lhes podemos oferecer.

Este é o momento para muita gente, no PS Felgueiras, fazer uma cura das maleitas do Poder. E, se souberem atravessar o deserto, que a ninguém restem dúvidas que a praia voltará a ser alcançada.

Escrevi, um dia ( julgo que na VF, mas não tenho a certeza), que ser do CDS era um dom: nada temos para dar: nem tachos nem favores. Somos o que somos e tentamos ser felizes. O povinho não percebe, ou não quer perceber: tanto pior para o povinho. Não temos medo de dar a cara e já sabemos o fim da história ainda antes de abrir o livro. Mas como da política não comemos nem vivemos, lá seguimos de imediato prontos para a próxima "sova".

Por isso, saber perder é uma arte. Mas saber viver, de cabeça levantada, derrota após derrota é uma virtude. Saber defender as suas ideias e ideais, mesmo sabendo-se em infinita minoria, é um acto extremo de democracia que muitos não compreendem e não aceitam por acharem que a Maioria tem sempre Razão sobre a Minoria. E só os tolos assim pensam. Se bem que às vezes sejam uma multidão!

"Glória aos vencedores; Honra aos vencidos", diziam os Latinos. Mas isso era há 2000 anos atrás... Agora.... envergonham-se e escondem-se!

Perder não é vergonha. Vergonha é desistir. E eu, não desisto.

28.9.05

10.8.05

Best of Gabriel, ‘O Pensador’ Alves

“O Benfica está a jogar num futebol de passe curto... (pausa)... e passe longo, consoante as ocasiões...”

“Jean-Pierre Papin, um jogador extremamente rápido, veloz, lesto, nada lento, antes pelo contrário”

“Giggs, um jogador que remata bem do meio-campo para a frente”

“...trabalhando muito bem debaixo das pernas do adversário”

“Um passe para uma zona de ninguém, onde realmente não estava ninguém!”

“Eee pá... Silvino... a levar a mão às bolas...”

“Lá vai Paneira no seu estilo inconfundível... (pausa)... mas não, é Veloso”

“...e agora entram as danças sevilhanas da Catalunha...”

“A selecção não jogou nem bem nem mal, antes pelo contrário...”

“Maradona – 26 anos – joga com a bola nos pés...”

“Luis Figo, um dos melhores jogadores do mundo e talvez da Europa”

“A equipa desenvolve jogadas ofensivas já no último terço”

“Cândido Costa é um jogador que joga bem pela esquerda, pela direita e pelos flancos”

“Juskowiak tem a vantagem de ter duas pernas!”

“Jardel... um jogador com um tempo de salto de 70 centímetros...”

“Hélder a romper... mas na altura exacta devia ter aberto”

“E aqui está, um golo substantivo que nem pode ser adjectivado”

“Kenneth Anderson, 1 metro e 93 de golo...”

“Vejam como Paulinho Santos não deixa Sá Pinto penetrar”

“...uma humidade relativa, muito superior a 100%...”

“A leitura foi boa, o desenho é que não; não leu bem a posição do seu companheiro”

“O Benfica está em excelente forma, a jogar num 3-4-3-3”

“É um estádio bonito, moderno, arejado...”

“A selecção do Mali tem um futebol cheio de perfume selvagem... com um odor realmente muito fresco”

“E agora o árbitro da partida a ser atingido por um objecto provavelmente atirado por um telespectador”

“Podemos aqui verificar no meio-campo leonino a intenção do treinador jogar ao ataque, basta reparar nos 4 vértices do triângulo montado pelo treinador”

“Reparem como os jogadores do Bayern se movimentam... descrevendo figuras geométricas... o futebol é uma arte plástica...”


AGORA DIGAM MAL DE FELGUEIRAS.....

25.6.05

Orgulhosamente Sós

Parece, cada vez mais, o lema de uma determinada estrutura política concelhia.

Continuem a sonhar... ainda é permitido e não paga imposto!

O despertar, esse, vai ser doloroso.

FCF

A coisa parece estar a normalizar. Depois de pagas as dívidas à S.S. falta negociar as dívidas para com os atletas das épocas passadas.

Haja $$$. Muito $$$$$$$$. E o resto é paisagem.

Cãodidatura

Parece que vem mais uma a caminho.

Lá para quarta-feira há notícias.