25.12.09
18.12.09
2º Aniversário
Fazem amanhã 2 anos que um douto despacho de arquivamento demonstrou que, em Felgueiras, ainda se podia respirar.
Fazem amanhã 2 anos que o dito despacho condenou o acusador a pagar 3 UC de custas ao Tribunal.
Para além disso, o advogado do acusador tinha sido pago pela CMF.
A questão que gostaria de ver, por quem de direito, esclarecida:
Alvíssaras a quem informe.
17.12.09
Não sei, mas....
... parece que alguém anda muito chateado. parece que estava prometido um tacho; parece que o tacho até estava disponível; parece que não chegava; e parece que alguém levou com o testo... agora parece que alguém anda de faca afiada pela net...
15.12.09
O Legislador
Li atentamente o texto do Dr. Lemos Martins em relação à problemática da Eleição do Vogais nas Juntas de Freguesia.
Acontece que, sendo o número de eleitos sempre impar, pode dar-se o caso de maiorias relativas nas Juntas de Freguesia, ie, o Candidato vencedor (e automaticamente Presidente de Junta Eleito) pode ter minoria na Assembleia de Junta. Tal acontece em várias Freguesias do Concelho de Felgueiras sendo que o problema de constituição do Executivo de Junta apenas se coloca nas Freguesias de Lagares e Lordelo.
Ora, não negando este desiderato temos que ter em conta que só pode ser Vogal da Junta de Freguesia quem a sua Assembleia votar maioritariamente. Ou seja, o Presidente Eleito propõe quem bem entende; a Assembleia vota, ou não, quem bem entende.
Não me parece, aqui, que o Legislador pretendesse impor à Assembleia de Junta os nomes propostos pelo Presidente Eleito. Caso assim fosse, o Legislador tê-lo-ia deixado claro e não haveria lugar a dúvidas. Pretende o Legislador, quanto a mim, que em termos de representatividade a constituição do Executivo de Junta obedeça e respeite a vontade popular.
É evidente que a Legislação é vaga e deixa espaço para estas confusões. Cabe aos Eleitos agir com bom senso e razoabilidade encontrando, entre eles, uma solução ao agrado de todos nem que para tal seja necessário encontrar os mínimos denominadores comuns entre todas as partes envolvidas. Caso tal não aconteça resta, apenas, a marcação de um novo Acto Eleitoral para que o Povo, sempre soberano, possa clarificar, através do seu Voto, a Eleição do Presidente e, por conseguinte, a possibilidade de votação de um executivo.
A questão, quer em Lagares quer em Lordelo, prende-se sobretudo com questões pessoais e tornou-se claro que, com estes intervenientes, a questão não será resolvida. E nisto de humores privados não creio que o Legislador se imiscua.
Deve ser do frio....
Pelo que tenho lido e ouvido, de entre alguns iluminados Felgueirenses, o Executivo Municipal de Inácio Ribeiro já teria, por esta altura, a obrigação de ter:
1. despedido todos os funcionários da CMF afectos ao Antigo Regime;
2. acabado com todos os "vícios" permitidos por 35 anos de gestão PS/MSP;
3. concluído uma auditoria às Contas da CMF;
Sessenta dias após a tomada de posse a (hoje) oposição pede aquilo que nunca fez! Mas como se não bastasse pedir, ainda o exige para "ontem"!
Calma! Muita Calma! E quem pensa que o Executivo está a dormir.... vai ter surpresas.... a seu tempo, quando o tempo aquecer um bocadinho....
1. despedido todos os funcionários da CMF afectos ao Antigo Regime;
2. acabado com todos os "vícios" permitidos por 35 anos de gestão PS/MSP;
3. concluído uma auditoria às Contas da CMF;
Sessenta dias após a tomada de posse a (hoje) oposição pede aquilo que nunca fez! Mas como se não bastasse pedir, ainda o exige para "ontem"!
Calma! Muita Calma! E quem pensa que o Executivo está a dormir.... vai ter surpresas.... a seu tempo, quando o tempo aquecer um bocadinho....
14.12.09
cedo, muito cedo....
Eduardo Bragança começou a "fazer oposição". A mim parece-me que desperdiçou o primeiro tiro. Não se pode esperar que um novo executivo pudesse "mostrar" mudanças em 60 dias.... Por norma há os chamados 100 dias de "estado de graça". E mesmo esses, não sei se chegam para mostrar "mudança"...
Agora, estaria Eduardo Bragança à espera que a NE entrasse na CMF de caçadeira?
Agora, estaria Eduardo Bragança à espera que a NE entrasse na CMF de caçadeira?
Coerência
Ao longo de todos estes anos posso ter sido acusado de muitas coisas. Felizmente há uma de que julgo nunca ter sido acusado: falta de coerência!
A coerência é uma virtude em risco de extinção. A culpa é dos meios de comunicação e o incremento do uso da palavra escrita. Não fosse o registo da palavra escrita e facilmente se desmentiria o que se tinha dito há 10 minutos atrás... Com o registo do dito tudo se complica. E assim se têm espatifado uns quantos "pensadores" da coisa pública.
A coerência ve-se, também, nos actos públicos. Nos grandes e nos pequenos momentos. Na fortuna e na desgraça. Na vitória e na derrota.
Espanta-me a "lata" de alguns. Espantam-me os regressos, cheios de vontade, de quem antes tinha fugido. Espanta-me a vontade de aparecer de quem antes se escondia. Espanta-me!
Mas o que mais me espanta é a coerência de alguns que, como eu, assumem o que são, o que querem e o que pensam. Como espécie em vias de extinção estamos condenados. E não me parece que tenhamos salvação.
A coerência é uma virtude em risco de extinção. A culpa é dos meios de comunicação e o incremento do uso da palavra escrita. Não fosse o registo da palavra escrita e facilmente se desmentiria o que se tinha dito há 10 minutos atrás... Com o registo do dito tudo se complica. E assim se têm espatifado uns quantos "pensadores" da coisa pública.
A coerência ve-se, também, nos actos públicos. Nos grandes e nos pequenos momentos. Na fortuna e na desgraça. Na vitória e na derrota.
Espanta-me a "lata" de alguns. Espantam-me os regressos, cheios de vontade, de quem antes tinha fugido. Espanta-me a vontade de aparecer de quem antes se escondia. Espanta-me!
Mas o que mais me espanta é a coerência de alguns que, como eu, assumem o que são, o que querem e o que pensam. Como espécie em vias de extinção estamos condenados. E não me parece que tenhamos salvação.
8.12.09
O meu caminho
Não tenho jeito para experiências de grupo. Sempre fui um solitário e é assim que me sinto bem. Falo, claro está, em termos de opinião e pensamento.
Assusta-me a sempre tentada política do pensamento único, onde até parece que pensamos por nós mas, sem que o notemos, estamos a "pensar" como querem que pensemos.
Esta é a famosa Escola Política-Filosófica Nacional Porreirista. Uma trave-mestra da cultura sociológica Tuga, vendida às massas como panaceia para todos os males, do corpo e da alma. É a Escola do "tá-se bem", tão interiorizada e disseminada entre a juventude de hoje. "Tá-se bem" como "lá vamos andando" dos mais velhos.
Para mim não serve. Tenho esta mania de pensar por mim próprio! De não dar nada por definitivo; de afrontar os dogmas e as certezas imutáveis. E quanto a isto, não mudo.
Em Felgueiras muito mudou nos últimos meses. E muitos tentam agora branquear o passado e aparecer como aquilo que nunca foram. Fazendo jus àquilo que sempre foram, à inexcedível capacidade camaleónica de adaptação ao meio envolvente, querem passar agora por aquilo que nunca foram: coerentes. E começaram, já, a vender a sua "banha-da-cobra".
Há que manter os sentidos em alerta; há que saber separar o trigo do joio; há que atalhar caminho a essa gente, para que não nos imponham, uma vez mais, o seu Caminho.
Quanto a mim,
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!
Assusta-me a sempre tentada política do pensamento único, onde até parece que pensamos por nós mas, sem que o notemos, estamos a "pensar" como querem que pensemos.
Esta é a famosa Escola Política-Filosófica Nacional Porreirista. Uma trave-mestra da cultura sociológica Tuga, vendida às massas como panaceia para todos os males, do corpo e da alma. É a Escola do "tá-se bem", tão interiorizada e disseminada entre a juventude de hoje. "Tá-se bem" como "lá vamos andando" dos mais velhos.
Para mim não serve. Tenho esta mania de pensar por mim próprio! De não dar nada por definitivo; de afrontar os dogmas e as certezas imutáveis. E quanto a isto, não mudo.
Em Felgueiras muito mudou nos últimos meses. E muitos tentam agora branquear o passado e aparecer como aquilo que nunca foram. Fazendo jus àquilo que sempre foram, à inexcedível capacidade camaleónica de adaptação ao meio envolvente, querem passar agora por aquilo que nunca foram: coerentes. E começaram, já, a vender a sua "banha-da-cobra".
Há que manter os sentidos em alerta; há que saber separar o trigo do joio; há que atalhar caminho a essa gente, para que não nos imponham, uma vez mais, o seu Caminho.
Quanto a mim,
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!
O meu caminho
"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.
Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...
Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!
Cântico Negro, José Régio
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.
Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...
Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!
Cântico Negro, José Régio
7.12.09
Regresso a casa
Não há nada como regressar a casa. À nossa casa.
Pode ser pequenina e pobrezinha, mas é a nossa casa.
Após anos de visitas esporádicas, voltei. A casa já não é a mesma. E vai demorar algum tempo a fazer dela a casa que já foi.
Vamos começar pelas obras mais prementes: lavar-lhe a cara, das fundações ao telhado. E vamos voltar a fazer dela a casa que sempre foi: a melhor casa do mundo.
Vou andar por cá sozinho, porque isto de dividir casa não dá com nada. E assim esta casa será aquilo que eu queira que ela seja. Aos outros poderá parecer feia, irritante, ultrapassada. A mim parecer-me-á a mais bela casa do mundo. A minha casa.
Ano novo, vida nova. E agora que o futuro recomeçou, vida nova e alma nova.
Que saudades da minha casa.
Pode ser pequenina e pobrezinha, mas é a nossa casa.
Após anos de visitas esporádicas, voltei. A casa já não é a mesma. E vai demorar algum tempo a fazer dela a casa que já foi.
Vamos começar pelas obras mais prementes: lavar-lhe a cara, das fundações ao telhado. E vamos voltar a fazer dela a casa que sempre foi: a melhor casa do mundo.
Vou andar por cá sozinho, porque isto de dividir casa não dá com nada. E assim esta casa será aquilo que eu queira que ela seja. Aos outros poderá parecer feia, irritante, ultrapassada. A mim parecer-me-á a mais bela casa do mundo. A minha casa.
Ano novo, vida nova. E agora que o futuro recomeçou, vida nova e alma nova.
Que saudades da minha casa.
17.11.09
Comissões...
Adivinhem lá quem vai ser a nova Comissária de Guimarães Capital da Cultura 2012???
Pois é.... eles e elas Steel Alive.....
Pois é.... eles e elas Steel Alive.....
31.7.09
Pois é....
A Senhora foi julgada e ilibada....
Da mesma forma que, no outro julgamento, foi condenada por coisinhas de somenos.... agora foi ilibada....
Moral da história: a montanha pariu um rato!
E agora?
Da mesma forma que, no outro julgamento, foi condenada por coisinhas de somenos.... agora foi ilibada....
Moral da história: a montanha pariu um rato!
E agora?
16.2.09
Já mexe....
Andei, este fim de semana, por Felgueiras. Nada de especial, como de costume..... a não ser um cheirinho, fraquinho ainda, a eleições!
Como de costume, a trapalhada, o rumor e a confusão imperam. E as jogadas do costume acontecem.
Falam de "tranferências", traições e abandonos; jogadas de bastidores, facadas e aldrabadas. Em suma, o costume.
A Senhora lá irá. Com estes ou quem quer que seja. Porque ali ela é quem vale. O resto é paisagem.
O PSD tem o João. Acredito, seriamente, tratar-se da única pessoa capaz de enfrentar a Dama com hipóteses de vitória. É jovem, sério e competente. Assim o Partido o ajude.
O PS já tem as listas prontas.... só falta o candidato.
O CDS lá pisca o olho... Pode ser que alguém lhe pegue... a verdade é que os seus 1000 votos podem fazer a diferença e o PSD sabe isso.... por isso, entendam-se! Ou continuem a penar!
O PC e o Bloco já nem contam p'ró totoloto. Com um PS a ter que mostrar serviço e a Senhora na corrida à esquerda só temos.... paisagem.
Aguardemos, do alto do nosso monte, novos capítulos desta novela que termina lá para o fim de 2009...
Como de costume, a trapalhada, o rumor e a confusão imperam. E as jogadas do costume acontecem.
Falam de "tranferências", traições e abandonos; jogadas de bastidores, facadas e aldrabadas. Em suma, o costume.
A Senhora lá irá. Com estes ou quem quer que seja. Porque ali ela é quem vale. O resto é paisagem.
O PSD tem o João. Acredito, seriamente, tratar-se da única pessoa capaz de enfrentar a Dama com hipóteses de vitória. É jovem, sério e competente. Assim o Partido o ajude.
O PS já tem as listas prontas.... só falta o candidato.
O CDS lá pisca o olho... Pode ser que alguém lhe pegue... a verdade é que os seus 1000 votos podem fazer a diferença e o PSD sabe isso.... por isso, entendam-se! Ou continuem a penar!
O PC e o Bloco já nem contam p'ró totoloto. Com um PS a ter que mostrar serviço e a Senhora na corrida à esquerda só temos.... paisagem.
Aguardemos, do alto do nosso monte, novos capítulos desta novela que termina lá para o fim de 2009...
9.2.09
Toninho, o garanhão!
Finalmente opaís acorda para a revelação do século!
Toninho Salazar era, afinal, um verdadeiro Garanhão! Um real predador sexual!
A acreditar no que vi ontem, na SIC, Toninho era um verdadeiro franco-atrirador; um playboy do piorio!
Só nos falta descobrir que, afinal, também deixou por aí uma vasta prole... Mas isso é enredo para outro filme.
Toninho Salazar era, afinal, um verdadeiro Garanhão! Um real predador sexual!
A acreditar no que vi ontem, na SIC, Toninho era um verdadeiro franco-atrirador; um playboy do piorio!
Só nos falta descobrir que, afinal, também deixou por aí uma vasta prole... Mas isso é enredo para outro filme.
10.12.08
De volta
Após um longo período de reflexão, decidi voltar a editar neste blog.
Calmamente, que o trabalho ainda é muito, voltarei à actualidade local, nacional e internacional.
Volto com a mesma determinação, estilo e linguagem de sempre. Não é por defeito... é mesmo por feitio!
De referir que este blog é só meu e tudo o que aqui escrevo é da minha inteira responsabilidade. Nunca terei problemas em pedir desculpas quando errar como nunca terei problemas em ir a Tribunal, quando achar que tenho razão. Já o fiz e nunca me arrependi.
Até já!
Calmamente, que o trabalho ainda é muito, voltarei à actualidade local, nacional e internacional.
Volto com a mesma determinação, estilo e linguagem de sempre. Não é por defeito... é mesmo por feitio!
De referir que este blog é só meu e tudo o que aqui escrevo é da minha inteira responsabilidade. Nunca terei problemas em pedir desculpas quando errar como nunca terei problemas em ir a Tribunal, quando achar que tenho razão. Já o fiz e nunca me arrependi.
Até já!
5.3.08
Afinal, Quem Paga?
O Exmo Sr. Dr. Vereador Dr. Bruno Carvalho, Dr, apresentou uma queixa contra a minha triste pessoa.
O MP, que como alguém dizia parece, na provincia, andar a mando do Poder Local, apoiou e acusou.
O Tribunal decidiu, em fase de Instrução, Arquivar.
Entretanto a CMF pagou ao Advogado do Exmo. Sr. Dr. Vereador Dr. Bruno Carvalho, Dr, umas milenas de Euros.... ao que acrescem as despesas judiciais...
A minha questão é só uma: Afinal quem pagou este devaneio do Exmo Sr. Dr. Vereador Dr. Bruno Carvalho, Dr: os Felgueirenses, através da CMF ou o Exmo Sr. Dr. Vereador Dr. Bruno Carvalho, Dr?
Espero que ainda haja vergonha na cara!
O MP, que como alguém dizia parece, na provincia, andar a mando do Poder Local, apoiou e acusou.
O Tribunal decidiu, em fase de Instrução, Arquivar.
Entretanto a CMF pagou ao Advogado do Exmo. Sr. Dr. Vereador Dr. Bruno Carvalho, Dr, umas milenas de Euros.... ao que acrescem as despesas judiciais...
A minha questão é só uma: Afinal quem pagou este devaneio do Exmo Sr. Dr. Vereador Dr. Bruno Carvalho, Dr: os Felgueirenses, através da CMF ou o Exmo Sr. Dr. Vereador Dr. Bruno Carvalho, Dr?
Espero que ainda haja vergonha na cara!
4.3.08
4.4.07
E agora, sem mãos....
Após mais um glorioso evento desportivo, pela Santa acima, gostaria de saber quanto é que custou a brincadeira das bicicletas..... Mas o mais certo é Felgueiras ainda ter recebido dinheiro para a prova se realizar cá..... Sei lá.... mas como não há dinheiro para as Felgueiríadas muito me espanta que haja dinheiro para a volta a Portugal e para provas internacionais que têm como Jornal Oficial um jornal local.........
Assim vai Felgueiras... de bicicleta, pelo Monte abaixo, sem mãos....
7.3.07
Opções....
Câmara de Lousada anuncia construção de 19 campos de tenis, quatro dos quais cobertos
Uns investem no futuro.... outros vivem no passado.... Opções.....
Felgueiras vai ser palco de grande prova internacional de ciclismo
Uns investem no futuro.... outros vivem no passado.... Opções.....
Subscrever:
Mensagens (Atom)