"O presidente da Câmara e as “baleias assassinas”
Foi com um misto de tristeza e de alguma candura que, na passada sexta-feira, dia 26, li na contra capa do JN um acontecimento que me deixou deveras emocionado: em Orlando, nos EUA, uma orca (esta espécie animal é designada por “baleia assassina”), com 30 anos, e que vivia em instalações similares a um oceanário, acabou por matar a treinadora, de 40 anos de idade, Dawn Brancheau – a única pessoa que tinha contacto directo com a baleia durante muitos anos, comunicava com ela, brincava, dava-lhe de comer e demais carinhos.
O facto entristeceu-me, não só pelo caso em si (da trágica morte de uma mulher nova, que teria família, provavelmente companheiro e filhos), mas também pelo facto de as forças intrínsecas a animais e humanos serem, muitas vezes, ingratas para com os gestos de bondade e de altruísmo. E logo me lembrei dos habituais métodos do PS em toda a história local depois do 25 de Abril, podendo tecer-se, assim, à vontade um paralelismo perfeito entre a entrega aos outros por generosidade e a compensação, que, muitas vezes, é tenaz e cruel, não querendo eu aqui alongar-me mais em adjectivos.
Por exemplo, estive na última Assembleia Municipal de Felgueiras (AM), precisamente no mesmo dia em que o JN dava conta do “crime” da orca perigosa, e pude assistir à intervenção degradante do Grupo Municipal do PS, que, estranhamente ou não, tem como porta-voz Inácio Lemos, pessoa que os próprios camaradas do partido rejeitaram nas últimas eleições autárquicas, para cabeça de lista à AM.
Como o PS está com falta de charme a nível da liderança local, há alguém que se apressa sempre a apresentar “folha de serviço”, porque acredita regressar, um dia, ao lugar de presidente da Concelhia. Como tal, muito voluntariamente presta-se para todos os “recados” possíveis, nem que seja só para tentar “partir pedra”. O PS não é o meu partido, mas deixem-me dizer que está muito mal servido com esta direcção Concelhia e com o seu porta-voz.
O PS, mais uma vez, veio colocar em causa o licenciamento do hipermercado “Modelo” na Lixa, mas um deputado do Movimento Sempre Presente (MSP) acabou por desmentir a importância que o PS estava ali a dar. Em Fafe, de Câmara PS, colocou-se o mesmo problema com o licenciamento do “Feira Nova”. Tal como em Fafe, a Câmara de Felgueiras, com o actual presidente, esteve muito bem. O licenciamento já estava aprovado, o problema da tramitação era de somenos importância, até porque, no actual quadro de crise económica, não se pode colocar em perigo o emprego de dezenas e dezenas de trabalhadores, como é o caso do “Modelo” da Lixa. Mas, quanto a licenciamentos e legalidades, gostaria de lembrar ao Grupo Municipal do PS que, em 2 de Agosto de 2004, Inácio Lemos (que na altura era o líder da Concelhia), questionado pelo JN sobre em que nome estava registada a sede do partido, no Edifício Campo da Feira, o mesmo disse que não sabia, que desconhecia. Então, Ilustres parlamentares, isso não vos incomoda?
A outra investida contra a pessoa do presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, por parte do PS naquela reunião da AM foi ainda mais infeliz, degradante espectáculo político: quiserem saber onde o presidente da Câmara vai dormir, à noite, quem transporta e como é transportado o edil a casa, alegando ficar caro esse encargo. O PS ficou, obviamente, mal no “filme”, murmurado por alguns militantes e simpatizantes socialistas que nos lugares destinados ao público abanavam com a cabeça, pensando e dizendo em voz baixa, tristes com a forma muito pobre como o PS está fazer oposição.
O presidente da Câmara disse, e muito bem: “Eu vou para a minha casa e vós ides para a vossa”. Concordo com Inácio Ribeiro que esta “é uma forma de investigar a vida pessoal das pessoas”. O presidente deixou, obviamente, sem argumentos o Grupo Parlamentar do PS, referindo que “há funcionários que têm um regime de excepção (horário flexível) para algumas tarefas”, forma eficaz de a Câmara poupar dinheiro, de não onerar o erário municipal.
Quanto a transporte de eleitos nacionais e locais, o PS Felgueiras não sabe que Francisco Assis quando era presidente da Câmara de Amarante tinha residência oficial em Gaia? O PS não sabe que cada um dos actuais quatro vice-presidentes da Assembleia da República (socialistas, portanto) tem viatura e motorista a tempo inteiro e exclusivo? Não sabe, o PS, em que circunstâncias faleceu um dos motoristas de Leonor Coutinho, quando era ela secretária de Estado socialista? Questionou alguma vez, o PS local, sobre as polémicas viagens da ex-presidente de Câmara Municipal, Fátima Felgueiras, como aquela em que o Ministério Público diz que a ex-edil foi a um casamento a Lisboa com a viatura municipal? O presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, não pode chegar a um acordo sobre o horário laboral com o seu motorista? O PS sabe que há funcionários da Câmara (propriamente ditos, não de nomeação política) que trabalham, quando é preciso, largas horas fora do horário normal sem auferirem um € 1 de horas extraordinárias? O PS não sabe que o actual presidente da Câmara entra às 8,30 horas da manhã ao serviço no edifício dos Paços do Concelho e só sai de lá cerca das 23 horas, extenuado com tantas solicitações, e depois de dias intensos de audiência, estudos sobre o Município que herdou, etc…?
Deixem o homem trabalhar!
O PS, em vez de propor votos de louvor, quer criar casos que não existem. Aliás, foi sempre essa a atitude do partido enquanto esteve no poder durante 33 anos, incluindo-se o tempo de 4 anos de mandato do MSP, pois são da mesma família política.
Lembro-me perfeitamente que, sempre que o PS local precisava de mandar umas atoardas pessoais, sabia muito bem como fazer e a quem recorrer. Ora porque um “batia no pai”; ora porque outro “batia na mãe”… Abundavam panfletos anónimos pela calada da noite contra os próprios camaradas que dentro do partido usassem pôr em causa a política do chefe ou da “chefa”.
Desta vez, tentaram outra subtileza, pondo a circular gratuitamente um jornal pelas freguesias, até uma semana após a edição, para denegrir a imagem do actual Executivo. Certamente, o PS ainda não acordou: pensa que tem ainda no Poder a mesma personagem que muitos (da própria família política) acabaram por a denunciar e “matar” politicamente.
Qual treinadora de um oceanário de águas turvas!"
15.3.10
9.3.10
Alguém viu o "C"?
Estive ontem, atentamente, a escutar o nosso Grandioso Primeiro-Ministro, Sr. Engº José Sócrates, a explicar o Plano de Estabilidade e Crescimento que nos há-de tirar desta Crise (completamente culpa de Conjuntura Internacional, claro está!).
Ouvi o Programa de Estabilidade (mais umas machadadas valentes na Classe Média) mas não ouvi nada sobre o Crescimento... Se calhar, distraí-me nos precisos e preciosos 3 segundos que o nosso Extraordinário Primeiro-Ministro dedicou ao tema...
Digam o que disserem, sem Plano de Crescimento não há saída de Crise nenhuma. E para saber isto não é, sequer, preciso queimar as pestanas as estudar economia. É básico! Tão básico que até dói escutar o discurso do Engº Sócrates e depreender, das mesmas, que este Governo está perdido e sem soluções!
Oxalá não se perca Portugal!
4.3.10
24.2.10
Glorious Day!
- General! General! Estamos cercados por todos os lados!!!
-Óptimo!!! Agora podemos atacar em todas as frentes!!!
-Óptimo!!! Agora podemos atacar em todas as frentes!!!
4.2.10
Azar
Diz um grande amigo meu, beirão dos sete costados, que a palavra AZAR deriva do latim AZELHA... e há situações em que a coisa até parece ser verdade!
Escrevia, há dias, um cadáver político cá da terinha, a respeito da "liberdade" em Felgueiras: "Ou será que se referem aos que o faziam de forma injuriosa ou que só podiam trabalhar quando e no que queriam? Pois, esses não eram perseguidos, mas sim responsabilizados..." .
Pois acabo de ser informado que os Tribunais acabam de dar razão a um funcionário da CMF considerado persona non grata pelo anterior executivo... E agora a CMF vai pagar cara a "responsabilização" sofrida por este funcionário. Acresce que o dito funcionário tem agora base legal para processar quer a CMF quer o vereador do anterior executivo que lhe moveu a tão propalada "responsabilização" e que continua a achar que fez muito bem, como demonstra a frase acima....
Assim se vê como a AZELHICE do executivo Sempre Presente se transforma no AZAR da Nova Esperança… porque alguém vai ter que pagar….
29.1.10
Ele "steel alive"...
Pergunta o Dr Bruno Carvalho, Dr : "Será que algúem(sic) me pode dar exemplos de pessoas, instituições, etc..., que tenham sido perseguidos em Felgueiras por livremente expressarem a sua opinião?".
Ora, eu dou-lhe pelo menos duas:
O CAF, enquanto Instituição;
Eu próprio, enquanto cidadão.
Mas posso-lhe apresentar outras pessoas com sérias razões de queixa. Não as cito porque não tenho para isso procuração. Mas apresento-lhas.
Em relação à minha pessoa, o Dr. Bruno Carvalho, Dr, perdeu o processo que me moveu por alegada difamação e outras parvoíces de que então se lembrou! Não foi esse processo uma tentativa de me calar?
Agora, continua por responder uma questão com mais de um ano: o Dr Bruno Carvalho, Dr, já pagou as custas judiciais e o advogado do referido processo? É que, como perdeu, a responsabilidade é do próprio... pelo menos parece que é o que diz a Lei, mas.... será que pagou?
28.1.10
19.1.10
Ai que nervosos que andam!
As coisas aqueceram num post do Hélder Quintela!
O Hélder Quintela que, durante tantos anos, fez parte do "regime" pede agora que a Nova Esperança faça em 3 meses o que o PS não fez em 30 anos! Mas como se não bastasse, já fala em tribunais em resposta a um comentário triste de um triste anónimo!
Ora, isto de blogs e tribunais é a minha especialidade! Quem precisar de aconselhamento, é só deixar uma mensagem que eu explico como funciona.
Ao Hélder dou-lhe (de borla!!!!) 2 conselhos:
1. Tem calma!
2. Se o comentário é ofensivo, apaga-o!
Com isto, tudo se resolve e todos serão felizes! Mas não penses que podes criticar sem ser criticado; não penses que podes julgar sem ser julgado.
Como dizia o outro: quem anda à chuva, molha-se!
13.1.10
Leituras atrasadas
Andei a dar uma volta pelos blogs cá da terra e li a entrevista do Presidente Inácio Ribeiro ao Semanário de Felgueiras. A mesma responde a muitas das discussões que tem havido, nomeadamente a história da auditoria.
Mas o que mais me chamou a atenção foi a seguinte questão:
Foram encontradas situações complexas que tivessem de ser participadas à IGAL ou ao MP?
Há situações detectadas muito delicadas. Não queria estar a particularizar. Neste momento é fundamental usar prudência e cautela. Avaliá-las com a máxima profundidade mais do que estar casuisticamente a adiantar coisas e loisas. Posso dizer que há situações delicadas que encontrámos algumas com anos e décadas.
Então, alguém faz ideia do que se passa?
Mas o que mais me chamou a atenção foi a seguinte questão:
Foram encontradas situações complexas que tivessem de ser participadas à IGAL ou ao MP?
Há situações detectadas muito delicadas. Não queria estar a particularizar. Neste momento é fundamental usar prudência e cautela. Avaliá-las com a máxima profundidade mais do que estar casuisticamente a adiantar coisas e loisas. Posso dizer que há situações delicadas que encontrámos algumas com anos e décadas.
Então, alguém faz ideia do que se passa?
O KINKAS
Fiquei surpreendido com o post to Sérgio Martins àcerca do MEDO!
É evidente, pelo menos para mim, que a emissão de opiniões públicas são sempre "chatas" para "alguns". O problema está na identificação destes "alguns"... e como não mostram a cara, nem me assustam nem lhes dou qualquer importância!
Mas a minha minha mãezinha não pensa exactamente como eu e, por isso, contratou uma arma secreta para me ajudar quando aí estou: o KINKAS!

É evidente, pelo menos para mim, que a emissão de opiniões públicas são sempre "chatas" para "alguns". O problema está na identificação destes "alguns"... e como não mostram a cara, nem me assustam nem lhes dou qualquer importância!
Mas a minha minha mãezinha não pensa exactamente como eu e, por isso, contratou uma arma secreta para me ajudar quando aí estou: o KINKAS!

Agora, estou preprado e não tenho medo de nada!
4.1.10
ANO NOVO, VIDA NOVA
Quem assistiu à A.M. de dia 30 de Dezembro diz que a coisa foi interessante. E que marcou, definitivamente, um corte com o passado. Espero que assim seja. No discurso e na obra.
Quanto a mim, marquei os meus objectivos para este ano 2010. E, para quem anda preocupado com os "meus negócios" em Felgueiras, lamento informar que nenhum deles passa por aí... o que é uma pena, mas.... é a vida!
28.12.09
O Silêncio dos fracos
De tanto ouvir falar em "medo de falar" em Felgueiras, deu-me para pensar sobre o assunto.
De facto sempre disse aquilo que pensava. Em Felgueiras e fora de Felgueiras. Mas, tudo o que disse, foi dito com convicção e total responsabilidade.
Quem de facto acredita naquilo que pensa não tem problemas em falar. Sabe-se responsável pelo que diz sabendo-se incómodo para alguém.
O problema da "Liberdade de Falar" apenas se coloca aos fracos (de espírito). É que o que digo hoje pode ser incómodo (para mim) amanhã, ie, quem eu incomodo hoje pode ser importante par mim no futuro... por isso, é melhor estar caladinho!
Mas como alguns se gostam de pavonear, então aproveitam para falar da falta de liberdade, das pressões, dos recados... Tretas!
Quem tem coragem fala e segue. Pressões, recados e até processos chegam da parte mais fraca. E a essa não se cede. Nunca.
O silêncio, numa democracia como a nossa, é para os fracos.
25.12.09
18.12.09
2º Aniversário
Fazem amanhã 2 anos que um douto despacho de arquivamento demonstrou que, em Felgueiras, ainda se podia respirar.
Fazem amanhã 2 anos que o dito despacho condenou o acusador a pagar 3 UC de custas ao Tribunal.
Para além disso, o advogado do acusador tinha sido pago pela CMF.
A questão que gostaria de ver, por quem de direito, esclarecida:
Alvíssaras a quem informe.
17.12.09
Não sei, mas....
... parece que alguém anda muito chateado. parece que estava prometido um tacho; parece que o tacho até estava disponível; parece que não chegava; e parece que alguém levou com o testo... agora parece que alguém anda de faca afiada pela net...
15.12.09
O Legislador
Li atentamente o texto do Dr. Lemos Martins em relação à problemática da Eleição do Vogais nas Juntas de Freguesia.
Acontece que, sendo o número de eleitos sempre impar, pode dar-se o caso de maiorias relativas nas Juntas de Freguesia, ie, o Candidato vencedor (e automaticamente Presidente de Junta Eleito) pode ter minoria na Assembleia de Junta. Tal acontece em várias Freguesias do Concelho de Felgueiras sendo que o problema de constituição do Executivo de Junta apenas se coloca nas Freguesias de Lagares e Lordelo.
Ora, não negando este desiderato temos que ter em conta que só pode ser Vogal da Junta de Freguesia quem a sua Assembleia votar maioritariamente. Ou seja, o Presidente Eleito propõe quem bem entende; a Assembleia vota, ou não, quem bem entende.
Não me parece, aqui, que o Legislador pretendesse impor à Assembleia de Junta os nomes propostos pelo Presidente Eleito. Caso assim fosse, o Legislador tê-lo-ia deixado claro e não haveria lugar a dúvidas. Pretende o Legislador, quanto a mim, que em termos de representatividade a constituição do Executivo de Junta obedeça e respeite a vontade popular.
É evidente que a Legislação é vaga e deixa espaço para estas confusões. Cabe aos Eleitos agir com bom senso e razoabilidade encontrando, entre eles, uma solução ao agrado de todos nem que para tal seja necessário encontrar os mínimos denominadores comuns entre todas as partes envolvidas. Caso tal não aconteça resta, apenas, a marcação de um novo Acto Eleitoral para que o Povo, sempre soberano, possa clarificar, através do seu Voto, a Eleição do Presidente e, por conseguinte, a possibilidade de votação de um executivo.
A questão, quer em Lagares quer em Lordelo, prende-se sobretudo com questões pessoais e tornou-se claro que, com estes intervenientes, a questão não será resolvida. E nisto de humores privados não creio que o Legislador se imiscua.
Deve ser do frio....
Pelo que tenho lido e ouvido, de entre alguns iluminados Felgueirenses, o Executivo Municipal de Inácio Ribeiro já teria, por esta altura, a obrigação de ter:
1. despedido todos os funcionários da CMF afectos ao Antigo Regime;
2. acabado com todos os "vícios" permitidos por 35 anos de gestão PS/MSP;
3. concluído uma auditoria às Contas da CMF;
Sessenta dias após a tomada de posse a (hoje) oposição pede aquilo que nunca fez! Mas como se não bastasse pedir, ainda o exige para "ontem"!
Calma! Muita Calma! E quem pensa que o Executivo está a dormir.... vai ter surpresas.... a seu tempo, quando o tempo aquecer um bocadinho....
1. despedido todos os funcionários da CMF afectos ao Antigo Regime;
2. acabado com todos os "vícios" permitidos por 35 anos de gestão PS/MSP;
3. concluído uma auditoria às Contas da CMF;
Sessenta dias após a tomada de posse a (hoje) oposição pede aquilo que nunca fez! Mas como se não bastasse pedir, ainda o exige para "ontem"!
Calma! Muita Calma! E quem pensa que o Executivo está a dormir.... vai ter surpresas.... a seu tempo, quando o tempo aquecer um bocadinho....
14.12.09
cedo, muito cedo....
Eduardo Bragança começou a "fazer oposição". A mim parece-me que desperdiçou o primeiro tiro. Não se pode esperar que um novo executivo pudesse "mostrar" mudanças em 60 dias.... Por norma há os chamados 100 dias de "estado de graça". E mesmo esses, não sei se chegam para mostrar "mudança"...
Agora, estaria Eduardo Bragança à espera que a NE entrasse na CMF de caçadeira?
Agora, estaria Eduardo Bragança à espera que a NE entrasse na CMF de caçadeira?
Coerência
Ao longo de todos estes anos posso ter sido acusado de muitas coisas. Felizmente há uma de que julgo nunca ter sido acusado: falta de coerência!
A coerência é uma virtude em risco de extinção. A culpa é dos meios de comunicação e o incremento do uso da palavra escrita. Não fosse o registo da palavra escrita e facilmente se desmentiria o que se tinha dito há 10 minutos atrás... Com o registo do dito tudo se complica. E assim se têm espatifado uns quantos "pensadores" da coisa pública.
A coerência ve-se, também, nos actos públicos. Nos grandes e nos pequenos momentos. Na fortuna e na desgraça. Na vitória e na derrota.
Espanta-me a "lata" de alguns. Espantam-me os regressos, cheios de vontade, de quem antes tinha fugido. Espanta-me a vontade de aparecer de quem antes se escondia. Espanta-me!
Mas o que mais me espanta é a coerência de alguns que, como eu, assumem o que são, o que querem e o que pensam. Como espécie em vias de extinção estamos condenados. E não me parece que tenhamos salvação.
A coerência é uma virtude em risco de extinção. A culpa é dos meios de comunicação e o incremento do uso da palavra escrita. Não fosse o registo da palavra escrita e facilmente se desmentiria o que se tinha dito há 10 minutos atrás... Com o registo do dito tudo se complica. E assim se têm espatifado uns quantos "pensadores" da coisa pública.
A coerência ve-se, também, nos actos públicos. Nos grandes e nos pequenos momentos. Na fortuna e na desgraça. Na vitória e na derrota.
Espanta-me a "lata" de alguns. Espantam-me os regressos, cheios de vontade, de quem antes tinha fugido. Espanta-me a vontade de aparecer de quem antes se escondia. Espanta-me!
Mas o que mais me espanta é a coerência de alguns que, como eu, assumem o que são, o que querem e o que pensam. Como espécie em vias de extinção estamos condenados. E não me parece que tenhamos salvação.
Subscrever:
Mensagens (Atom)