25.6.10

O Respeitinho é Lindo...

Tinha prometido a mim mesmo que não voltava a isto mas... com tantos anos de política as promessas são mesmo para não cumprir....


Vem isto a respeito de um comentário (ou parte dele) feito num post anterior e que contém esta pérola:


"Respeitem o execelente(sic) trabalho do Sr. Dr. Bruno"


Não sei se hei-de rir ou chorar... Mas pelo sim pelo não lanço uma ideia: 


Vamos eleger a Obra-prima do Sr. Dr. Bruno Carvalho, Dr.!


Eu, pessoalmente, voto na transformação do Estádio Municipal Dr. Machado Matos em "Peladão". Mas outras Gloriosas Obras andam por aí.... Diga-nos qual a sua preferida!






Nota: só por curiosidade... o Sr Dr Bruno Carvalho é Licenciado em quê?

Manhã de Nevoeiro

Corrijam-me se estiver errado, mas julgo que os Gregos antigos diziam que a Hístória, quando acontecia, era Tragédia e que quando se repetia passava a Comédia! Ou vice-versa.... já não me lembro muito bem...

De qualquer das formas aconselho Fátima Felgueiras a olhar à volta e a ver o que aconteceu a TODOS os ex-presidentes de Câmara que tentaram o regresso... Em Penafiel, no Marco, em Matosinhos, etc, as coisas acabaram mal para quem tentava regressar.... Aliás, não conheço lugar algum onde tivesse acabado bem....

Por isso, e pelo respeito pessoal que sempre tive por Fátima Felgueiras (que não político), espero que a Senhora não se deixe arrastar para um processo que lhe será, necessariamente, Trágico... ou Cómico, dependendo do ponto de vista!

21.6.10

Carta a Sérgio

Caro Sérgio,









o F2005 foi um projecto muito interessante do ponto de vista da capacidade de reacção ao status quo de Felgueiras ao tempo.




Se nos recordarmos, a CMF controlava os meios de comunicação tradicionais e até o SF nos chamava nomes.... lembras-te? Bons tempos. Duros mas bons!




O aparecimento dos blogs permitiu aos outsiders da comunicação social tradicional ter uma voz. Muito embora menorizada e desprezada por uns quantos, a verdade é que se tornaram lidos, conhecidos e relevantes. Relembro, com alguma vaidade, o episódio da quase compra, pelo dobro do preço, do edifício atrás da CMF... Grande vitória, Sérgio! E lembras-te quem estava do outro lado e o que nos chamaram?




Mas depois chegam-se sempre os "penduras"... não vou citar nomes.... apenas te aconselho a dar uma vista de olhos no registo... e tentar perceber algumas entradas e saídas.... e, já agora, porque estão alguns deles tão caladinhos? Falta de tempo, com certeza!




Quanto ao vereador de terceira categoria que agora tens por aí ( e digo de terceira para ser simpático!), lembras-te da quantidade de processos que ele meteu a blogers (não apenas a mim!)para nos calar? Para mim isso é suficiente para não partilhar o que quer que seja com este tipo de gente. Na minha mesa senta-se quem eu admito que se sente. E indivíduos da índole desse personagem não se sentam!

Tu, Sérgio, melhor que ninguém, conheces a história do processo que esse figurão me meteu. Sabes que, muito embora eu tenha ganho o processo, nunca da parte dele houve um pedido de desculpas. Sabes, Sérgio, uma atitude cavalheiresca, de homenzinho! E disso, nunca vi! Continuo a ver a arrogância de quem tão maltratou Felgueiras mas se continua a achar acima dos mortais. Coitadita da pobre e triste figura! Já "morreu" e ainda ninguém teve a coragem para lho dizer!




Como também te deves lembrar, caro Sérgio, eu deixei o F2005 uns 2 ou 3 dias antes do teu anúncio de novos "colaboradores"... sem que tu nada me dissesses em relação a essa alteração que pretendias efectuar. Estavas no teu direito. O blog é teu e convidas quem te apetecer... Mas como um passarinho me sussurrou aos ouvidos as pessoas que andavas a convidar eu, na certeza (depois confirmada)que quem me sussurrava dizia a verdade, preferi sair. E saí!




Ah! E sabes o que também me dizia o "sussurro"? " oh Dr! até o Varredor lá vai escrever!"! E não é que escreve!!!




Caro Sérgio, acredito nas tuas melhores intenções em todo este projecto. Acredita que acredito! Mas também acredito que estás a ser usado por gente que, noutras circunstâncias, te ignoraria e desprezaria por completo. E não falo só do último escriba.

Eu gosto de pensar que tenho a liberdade de fazer o que bem entender fazer apenas com quem eu quero. E se contigo estou à vontade, com alguns do teus colaboradores não estou. E digo-o claramente. Da mesma forma que afirmo que o "tempo de antena" que estás a dar a determinadas figuras é um frete. Consciente, ou não, é um frete!









Para ti, tudo de bom!




O teu Amigo,




pcr

16.6.10

O Frete

Há uns anos atrás um "garboso" e vaidoso vereador clamava, alto e bom som, que os blogs nada valiam e que, portanto, não lhes atribuía nenhuma importância.... Isto, lá do alto do seu poleiro, cantava a ave rara!

O vento mudou e o vereador perdeu o poleiro. Outro galo mas alto cantou. E o vereador perdeu o acesso privilegiado que tinha aos meios de comunicação locais... Agora só canta quando o deixam e não quando lhe apetece...Sinais dos tempos...

Sem espanto absolutamente nenhum, assisto à chegada desta ave de capoeira ao blog aqui ao lado... E digo sem espanto porque, ao longo destes anos, assisti e apreendi a fórmula de funcionamento de uma mão-cheia de iluminados cá da terra. E o dito blog serviu os intentos de uns quantos, que entravam e saiam conforme lhes convinha....

A única coisa que me espanta é ver o rapazote que não ligava a blogs a precisar de fretes de um blog que perseguiu quando estava no poleiro...

29.4.10

CAMPEÃO!!!

Então, será que ninguém reparou que o CAF foi Campeão e subiu de divisão???

30.3.10

...isto faz-me lembrar qualquer coisa....

"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."

Adrian Rogers, 1931

16.3.10

Vamos Ajudar o PEC

Decidi ajudar o Governo, nesta difícil hora para a Pátria, a resolver a ainda mais difícil situação económica causada pelos Estrangeiros e Especuladores Internacionais. Porque, verdade seja dita, a Culpa é toda do Estrangeiro e dos Estrangeiros!
Assim, lanço a primeira (outras virão!) grande IDEIA para resolver a grave situação Económica da Nação:

1ª Grande Ideia: criação de uma Linha Telefónica de Valor Acrescentado, onde por cada chamada de €1 o Estado recebe €0,60.

Pode não ser muito, mas se todos ligarmos uma nova Obra Pública poderá ser lançada, um Empresário de Construção Civil ficará Feliz e uma Operadora Telefónica factura mais uns cobres!

Mi Liga, vai! E Salva Portugal!

15.3.10

Não Fui Eu.... Mas tem Piada!

"O presidente da Câmara e as “baleias assassinas”



Foi com um misto de tristeza e de alguma candura que, na passada sexta-feira, dia 26, li na contra capa do JN um acontecimento que me deixou deveras emocionado: em Orlando, nos EUA, uma orca (esta espécie animal é designada por “baleia assassina”), com 30 anos, e que vivia em instalações similares a um oceanário, acabou por matar a treinadora, de 40 anos de idade, Dawn Brancheau – a única pessoa que tinha contacto directo com a baleia durante muitos anos, comunicava com ela, brincava, dava-lhe de comer e demais carinhos.

O facto entristeceu-me, não só pelo caso em si (da trágica morte de uma mulher nova, que teria família, provavelmente companheiro e filhos), mas também pelo facto de as forças intrínsecas a animais e humanos serem, muitas vezes, ingratas para com os gestos de bondade e de altruísmo. E logo me lembrei dos habituais métodos do PS em toda a história local depois do 25 de Abril, podendo tecer-se, assim, à vontade um paralelismo perfeito entre a entrega aos outros por generosidade e a compensação, que, muitas vezes, é tenaz e cruel, não querendo eu aqui alongar-me mais em adjectivos.

Por exemplo, estive na última Assembleia Municipal de Felgueiras (AM), precisamente no mesmo dia em que o JN dava conta do “crime” da orca perigosa, e pude assistir à intervenção degradante do Grupo Municipal do PS, que, estranhamente ou não, tem como porta-voz Inácio Lemos, pessoa que os próprios camaradas do partido rejeitaram nas últimas eleições autárquicas, para cabeça de lista à AM.

Como o PS está com falta de charme a nível da liderança local, há alguém que se apressa sempre a apresentar “folha de serviço”, porque acredita regressar, um dia, ao lugar de presidente da Concelhia. Como tal, muito voluntariamente presta-se para todos os “recados” possíveis, nem que seja só para tentar “partir pedra”. O PS não é o meu partido, mas deixem-me dizer que está muito mal servido com esta direcção Concelhia e com o seu porta-voz.

O PS, mais uma vez, veio colocar em causa o licenciamento do hipermercado “Modelo” na Lixa, mas um deputado do Movimento Sempre Presente (MSP) acabou por desmentir a importância que o PS estava ali a dar. Em Fafe, de Câmara PS, colocou-se o mesmo problema com o licenciamento do “Feira Nova”. Tal como em Fafe, a Câmara de Felgueiras, com o actual presidente, esteve muito bem. O licenciamento já estava aprovado, o problema da tramitação era de somenos importância, até porque, no actual quadro de crise económica, não se pode colocar em perigo o emprego de dezenas e dezenas de trabalhadores, como é o caso do “Modelo” da Lixa. Mas, quanto a licenciamentos e legalidades, gostaria de lembrar ao Grupo Municipal do PS que, em 2 de Agosto de 2004, Inácio Lemos (que na altura era o líder da Concelhia), questionado pelo JN sobre em que nome estava registada a sede do partido, no Edifício Campo da Feira, o mesmo disse que não sabia, que desconhecia. Então, Ilustres parlamentares, isso não vos incomoda?

A outra investida contra a pessoa do presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, por parte do PS naquela reunião da AM foi ainda mais infeliz, degradante espectáculo político: quiserem saber onde o presidente da Câmara vai dormir, à noite, quem transporta e como é transportado o edil a casa, alegando ficar caro esse encargo. O PS ficou, obviamente, mal no “filme”, murmurado por alguns militantes e simpatizantes socialistas que nos lugares destinados ao público abanavam com a cabeça, pensando e dizendo em voz baixa, tristes com a forma muito pobre como o PS está fazer oposição.

O presidente da Câmara disse, e muito bem: “Eu vou para a minha casa e vós ides para a vossa”. Concordo com Inácio Ribeiro que esta “é uma forma de investigar a vida pessoal das pessoas”. O presidente deixou, obviamente, sem argumentos o Grupo Parlamentar do PS, referindo que “há funcionários que têm um regime de excepção (horário flexível) para algumas tarefas”, forma eficaz de a Câmara poupar dinheiro, de não onerar o erário municipal.

Quanto a transporte de eleitos nacionais e locais, o PS Felgueiras não sabe que Francisco Assis quando era presidente da Câmara de Amarante tinha residência oficial em Gaia? O PS não sabe que cada um dos actuais quatro vice-presidentes da Assembleia da República (socialistas, portanto) tem viatura e motorista a tempo inteiro e exclusivo? Não sabe, o PS, em que circunstâncias faleceu um dos motoristas de Leonor Coutinho, quando era ela secretária de Estado socialista? Questionou alguma vez, o PS local, sobre as polémicas viagens da ex-presidente de Câmara Municipal, Fátima Felgueiras, como aquela em que o Ministério Público diz que a ex-edil foi a um casamento a Lisboa com a viatura municipal? O presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, não pode chegar a um acordo sobre o horário laboral com o seu motorista? O PS sabe que há funcionários da Câmara (propriamente ditos, não de nomeação política) que trabalham, quando é preciso, largas horas fora do horário normal sem auferirem um € 1 de horas extraordinárias? O PS não sabe que o actual presidente da Câmara entra às 8,30 horas da manhã ao serviço no edifício dos Paços do Concelho e só sai de lá cerca das 23 horas, extenuado com tantas solicitações, e depois de dias intensos de audiência, estudos sobre o Município que herdou, etc…?

Deixem o homem trabalhar!

O PS, em vez de propor votos de louvor, quer criar casos que não existem. Aliás, foi sempre essa a atitude do partido enquanto esteve no poder durante 33 anos, incluindo-se o tempo de 4 anos de mandato do MSP, pois são da mesma família política.

Lembro-me perfeitamente que, sempre que o PS local precisava de mandar umas atoardas pessoais, sabia muito bem como fazer e a quem recorrer. Ora porque um “batia no pai”; ora porque outro “batia na mãe”… Abundavam panfletos anónimos pela calada da noite contra os próprios camaradas que dentro do partido usassem pôr em causa a política do chefe ou da “chefa”.

Desta vez, tentaram outra subtileza, pondo a circular gratuitamente um jornal pelas freguesias, até uma semana após a edição, para denegrir a imagem do actual Executivo. Certamente, o PS ainda não acordou: pensa que tem ainda no Poder a mesma personagem que muitos (da própria família política) acabaram por a denunciar e “matar” politicamente.

Qual treinadora de um oceanário de águas turvas!"

9.3.10

Alguém viu o "C"?

Estive ontem, atentamente, a escutar o nosso Grandioso Primeiro-Ministro, Sr. Engº José Sócrates, a explicar o Plano de Estabilidade e Crescimento que nos há-de tirar desta Crise (completamente culpa de Conjuntura Internacional, claro está!).
Ouvi o Programa de Estabilidade (mais umas machadadas valentes na Classe Média) mas não ouvi nada sobre o Crescimento... Se calhar, distraí-me nos precisos e preciosos 3 segundos que o nosso Extraordinário Primeiro-Ministro dedicou ao tema...
Digam o que disserem, sem Plano de Crescimento não há saída de Crise nenhuma. E para saber isto não é, sequer, preciso queimar as pestanas as estudar economia. É básico! Tão básico que até dói escutar o discurso do Engº Sócrates e depreender, das mesmas, que este Governo está perdido e sem soluções!
Oxalá não se perca Portugal!

4.3.10

Já sabem a última?

Brevemente, num jornal perto de si....

(já cheira a queimado!)

24.2.10

Glorious Day!

- General! General! Estamos cercados por todos os lados!!!

-Óptimo!!! Agora podemos atacar em todas as frentes!!!

4.2.10

Azar

Diz um grande amigo meu, beirão dos sete costados, que a palavra AZAR deriva do latim AZELHA... e há situações em que a coisa até parece ser verdade!

Pois acabo de ser informado que os Tribunais acabam de dar razão a um funcionário da CMF considerado persona non grata pelo anterior executivo... E agora a CMF vai pagar cara a "responsabilização" sofrida por este funcionário. Acresce que o dito funcionário tem agora base legal para processar quer a CMF quer o vereador do anterior executivo que lhe moveu a tão propalada "responsabilização" e que continua a achar que fez muito bem, como demonstra a frase acima....
Assim se vê como a AZELHICE do executivo Sempre Presente se transforma no AZAR da Nova Esperança… porque alguém vai ter que pagar….

29.1.10

Ele "steel alive"...


Pergunta o Dr Bruno Carvalho, Dr : "Será que algúem(sic) me pode dar exemplos de pessoas, instituições, etc..., que tenham sido perseguidos em Felgueiras por livremente expressarem a sua opinião?".

Ora, eu dou-lhe pelo menos duas:

O CAF, enquanto Instituição;

Eu próprio, enquanto cidadão.

Mas posso-lhe apresentar outras pessoas com sérias razões de queixa. Não as cito porque não tenho para isso procuração. Mas apresento-lhas.

Em relação à minha pessoa, o Dr. Bruno Carvalho, Dr, perdeu o processo que me moveu por alegada difamação e outras parvoíces de que então se lembrou! Não foi esse processo uma tentativa de me calar?

Agora, continua por responder uma questão com mais de um ano: o Dr Bruno Carvalho, Dr, já pagou as custas judiciais e o advogado do referido processo? É que, como perdeu, a responsabilidade é do próprio... pelo menos parece que é o que diz a Lei, mas.... será que pagou?


28.1.10

Depois da tormenta,

a bonança.

É tão bom o silêncio, não é?

19.1.10

Ai que nervosos que andam!

As coisas aqueceram num post do Hélder Quintela!

O Hélder Quintela que, durante tantos anos, fez parte do "regime" pede agora que a Nova Esperança faça em 3 meses o que o PS não fez em 30 anos! Mas como se não bastasse, já fala em tribunais em resposta a um comentário triste de um triste anónimo!

Ora, isto de blogs e tribunais é a minha especialidade! Quem precisar de aconselhamento, é só deixar uma mensagem que eu explico como funciona.

Ao Hélder dou-lhe (de borla!!!!) 2 conselhos:
1. Tem calma!
2. Se o comentário é ofensivo, apaga-o!

Com isto, tudo se resolve e todos serão felizes! Mas não penses que podes criticar sem ser criticado; não penses que podes julgar sem ser julgado.

Como dizia o outro: quem anda à chuva, molha-se!

13.1.10

Leituras atrasadas

Andei a dar uma volta pelos blogs cá da terra e li a entrevista do Presidente Inácio Ribeiro ao Semanário de Felgueiras. A mesma responde a muitas das discussões que tem havido, nomeadamente a história da auditoria.

Mas o que mais me chamou a atenção foi a seguinte questão:

Foram encontradas situações complexas que tivessem de ser participadas à IGAL ou ao MP?

Há situações detectadas muito delicadas. Não queria estar a particularizar. Neste momento é fundamental usar prudência e cautela. Avaliá-las com a máxima profundidade mais do que estar casuisticamente a adiantar coisas e loisas. Posso dizer que há situações delicadas que encontrámos algumas com anos e décadas.

Então, alguém faz ideia do que se passa?

O KINKAS

Fiquei surpreendido com o post to Sérgio Martins àcerca do MEDO!

É evidente, pelo menos para mim, que a emissão de opiniões públicas são sempre "chatas" para "alguns". O problema está na identificação destes "alguns"... e como não mostram a cara, nem me assustam nem lhes dou qualquer importância!

Mas a minha minha mãezinha não pensa exactamente como eu e, por isso, contratou uma arma secreta para me ajudar quando aí estou: o KINKAS!


Agora, estou preprado e não tenho medo de nada!

4.1.10

ANO NOVO, VIDA NOVA

Quem assistiu à A.M. de dia 30 de Dezembro diz que a coisa foi interessante. E que marcou, definitivamente, um corte com o passado. Espero que assim seja. No discurso e na obra.

Quanto a mim, marquei os meus objectivos para este ano 2010. E, para quem anda preocupado com os "meus negócios" em Felgueiras, lamento informar que nenhum deles passa por aí... o que é uma pena, mas.... é a vida!

28.12.09

O Silêncio dos fracos

De tanto ouvir falar em "medo de falar" em Felgueiras, deu-me para pensar sobre o assunto.
De facto sempre disse aquilo que pensava. Em Felgueiras e fora de Felgueiras. Mas, tudo o que disse, foi dito com  convicção e total responsabilidade.
Quem de facto acredita naquilo que pensa não tem problemas em falar. Sabe-se responsável pelo que diz sabendo-se incómodo para alguém.
O problema da "Liberdade de Falar" apenas se coloca aos fracos (de espírito). É que o que digo hoje pode ser incómodo (para mim) amanhã, ie, quem eu incomodo hoje pode ser importante par mim no futuro... por isso, é melhor estar caladinho!
Mas como alguns se gostam de pavonear, então aproveitam para falar da falta de liberdade, das pressões, dos recados... Tretas!
Quem tem coragem fala e segue. Pressões, recados e até processos chegam da parte mais fraca. E a essa não se cede. Nunca.
O silêncio, numa democracia como a nossa, é para os fracos.