Depois de ler isto, cheguei à conclusão que me enganei no Partido.....
Estes sim! São sérios e só querem o melhor para a Nação!
17.11.10
25.10.10
De volta...
Acabadinho de chegar!
Passadas as viagens de trabalho espero, até ao final do ano, recuperar o tempo perdido.... com a família, os amigos, as instituições a que pertenço.....
E o melhor é começar já....
Passadas as viagens de trabalho espero, até ao final do ano, recuperar o tempo perdido.... com a família, os amigos, as instituições a que pertenço.....
E o melhor é começar já....
13.9.10
Bom Começo...
O CAF foi ganhar 1-0 ao terreno do Barrosas. Golo de Bragança aos 72 minutos.
Foi um bom começo desportivo para uma equipa que teve um começo de época atribulado.
Espantosamente, a Rádio Felgueiras esqueceu-se do relato deste "derby" concelhio..... Esperemos que a política editorial da RF passe a ter em atenção o futebol concelhio e que voltemos às gloriosas "tardes desportivas"....
Foi um bom começo desportivo para uma equipa que teve um começo de época atribulado.
Espantosamente, a Rádio Felgueiras esqueceu-se do relato deste "derby" concelhio..... Esperemos que a política editorial da RF passe a ter em atenção o futebol concelhio e que voltemos às gloriosas "tardes desportivas"....
10.9.10
É Verde...
... é linda e vai acabar com uma das maiores vergonhas com que os sempre presentes nos brindaram!
O estádio Dr. Machado Matos vai voltar a ter relva!
Felgueiras deixará de ter, finalmente, o maior Estádio Pelado de Portugal!
Gostaria era que o presente Executivo tornasse público todo o processo que levou à destruição do anterior relvado para que pudéssemos apurar até que ponto fomos aldrabados pelo personagem que encarnou a desgraça. Será que é possível?
O estádio Dr. Machado Matos vai voltar a ter relva!
Felgueiras deixará de ter, finalmente, o maior Estádio Pelado de Portugal!
Gostaria era que o presente Executivo tornasse público todo o processo que levou à destruição do anterior relvado para que pudéssemos apurar até que ponto fomos aldrabados pelo personagem que encarnou a desgraça. Será que é possível?
6.9.10
De Volta
Acabado o mês da Agosto, cá estamos para mais um ano de labuta.
Por Felgueiras as coisas estão (muito) mais calmas. O Executivo Municipal começa a assentar e os Buracos "Sempre Presentes" a aparecer.Vai ser interessante perceber porque é que uma Câmara "rica" deve tantos milhões de euros.... e como é que alguns empreiteiros continuam a fazer obras após obras sem cobrar um tostão durante anos a fio....
No futebol parece que lá se encontrou mais uma solução de "última hora" e que os dois Clubes sempre se vão fundir durante a presente época. Parece-me bem e de bom senso.... Se o dinheiro é curto para 1 Clube, imaginem agora para 2! E parece-me ainda melhor que se acabem com as soluções de "última hora" que em nada abonam a favor de Instituições que se querem estáveis e sérias. No demais, uma época tranquila é o que lhes desejo.
26.7.10
(DI)GESTÃO
Acabada a panelinha, entramos agora numa pesada (di)gestão!
Do grande modelo de governo PS+MSP, que durante 35 anos ditou a Lei em Felgueiras, descobrimos agora que, afinal, há por aí uns pecadilhos escondidos....
Ao que parece, contratavam-se obras "verbalmente".... e não falamos de tostões, mas antes de milhões! Grande modelo de gestão! Grandes autarcas!
Mas, não bastasse contratar verbalmente, ainda por cima "esqueceram-se" de as pagar! E algumas delas têm mais de uma década! Valentes autarcas! E valente empresário que devia ter margens de lucro tais que até podia esperar por milhões durante décadas!
Mudaram os autarcas (por vontade do Povo) e apareceram as dívidas de que nem Fátima Felgueiras se lembrava! E se ela não se lembrava é porque não existiam! Mas parece que já se começa a lembrar de alguma coisa.... e afinal não pagou devido às dificuldades económicas do município (o tal que deixou rico!).... e às mudanças das leis e das regras de pagamento, etc coisa e tal...
Depois do grande festim, a digestão vai ser violenta... E já começa a cheirar mal.... muito mal!
Do grande modelo de governo PS+MSP, que durante 35 anos ditou a Lei em Felgueiras, descobrimos agora que, afinal, há por aí uns pecadilhos escondidos....
Ao que parece, contratavam-se obras "verbalmente".... e não falamos de tostões, mas antes de milhões! Grande modelo de gestão! Grandes autarcas!
Mas, não bastasse contratar verbalmente, ainda por cima "esqueceram-se" de as pagar! E algumas delas têm mais de uma década! Valentes autarcas! E valente empresário que devia ter margens de lucro tais que até podia esperar por milhões durante décadas!
Mudaram os autarcas (por vontade do Povo) e apareceram as dívidas de que nem Fátima Felgueiras se lembrava! E se ela não se lembrava é porque não existiam! Mas parece que já se começa a lembrar de alguma coisa.... e afinal não pagou devido às dificuldades económicas do município (o tal que deixou rico!).... e às mudanças das leis e das regras de pagamento, etc coisa e tal...
Depois do grande festim, a digestão vai ser violenta... E já começa a cheirar mal.... muito mal!
22.7.10
O vil metal.....
que o homem não era o diabo em pessoa, até aceito... daí aos elogios....
E daqui a uns anos tem uma estátua numa rotunda!
9.7.10
Queres ver!?!?
Parece que a CMF, afinal, se está a mexer.... e que, para além de arcar com as dívidas dos anteriores Executivos, está a avançar com Projectos de real interesse público para o Concelho!
Pois é... parece que desta vez é que o "saudoso" (como alguns gostam de dizer bem alto em público....) Dr. Machado Matos vai ter uma Praça à altura daquilo que de facto representou para Felgueiras! E a Casa da Torre vai, finalmente, ser reconstruida e passará a ser um verdadeiro postal de Felgueiras pelos motivos certos! (A outros conviria, por certo, que desabasse! Habituados a destruir em vez de construir, tal seria a ordem natural das coisas!) E, ao que se consta, os livros gratuitos para a primária parece que começarão a ser uma realidade já neste ano lectivo....
Agora, andam para aí uns galarotes a perder a crista! É que este Executivo, com os quatro milhões de defeitos que já lhe foram apontados em 9 meses de governação, arrisca-se a fazer mais em 4 anos que outros em 30!
Festa é Festa!
A minha Freguesia de Varziela vai estar em Festa no mês de Agosto.
No dia 31 de Julho temos o Festival Internacional de Folclore, um dos mais antigos organizados neste País desde há 31 anos. Parabéns ao Agostinho Barbosa e aos membros do Rancho Folclórico de Varziela por este importante evento.
Depois, no primeiro fim de semana de Agosto, a saber 7 e 8, temos as festas em honra de Nossa Senhora de Pedra Maria, com noitada de Sábado para Domingo. A procissão, no Domingo, irá desde a Capela de Nª Sraª de Pedra Maria até à Forca.
Ao que parece, a Junta de Freguesia "esqueceu-se" desta centenária Romaria e marcou um passeio para o dia 7..... É o que acontece quando não se conhece as tradições da NOSSA terra!
A Todos, que tudo corra bem e Divirtam-se!
2.7.10
28.6.10
The Show Must Go On
A história recente da "Casa Das Artes" aponta, em tudo, para o desastre.
A "Casa das Artes" nasce to impulso de evitar a venda do então abandonado e decrépito Teatro Fonseca Moreira a uma seita religiosa. Aliás, cenário similar, nessa altura, a outras localidades Portuguesas...
"Salva a Pátria", o edifício ficou ao abandono durante mais de 10 anos até que.... aproximando-se perigosamente o período eleitoral de 2009 se iniciam a toda a velocidade as obras de (re)construção da "Casa da Artes"....
Ora, já se sabe como acabam estas obras iniciadas à pressa! Caras... muito caras!
Para além disso, permito-me duvidar da viabilidade de tal projecto naquela localização. A começar pelo custo da obra, seguindo pelas suas reais valências e terminando nas condições físicas da mesma. Aliás, esta última parece-me mesmo a mais grave. Face ao investimento realizado, alguém me sabe dizer onde é que se podem estacionar carros nos dias de espectáculo? Pois é... alguém se esqueceu dos estacionamentos...
Por este dinheiro ( o das obras e o da aquisição!) a CMF tinha construído uma verdadeira Casa das Artes, moderna, funcional e auto-suficiente.... Não o fez e, como tal, prepare-mo-nos todos para sustentar este "elefante branco" (pintado de rosa) por muitos e longos anos....
Como dizia o outro: "é a cultura, estúpido!".
25.6.10
O Respeitinho é Lindo...
Tinha prometido a mim mesmo que não voltava a isto mas... com tantos anos de política as promessas são mesmo para não cumprir....
Vem isto a respeito de um comentário (ou parte dele) feito num post anterior e que contém esta pérola:
"Respeitem o execelente(sic) trabalho do Sr. Dr. Bruno"
Não sei se hei-de rir ou chorar... Mas pelo sim pelo não lanço uma ideia:
Vamos eleger a Obra-prima do Sr. Dr. Bruno Carvalho, Dr.!
Eu, pessoalmente, voto na transformação do Estádio Municipal Dr. Machado Matos em "Peladão". Mas outras Gloriosas Obras andam por aí.... Diga-nos qual a sua preferida!
Nota: só por curiosidade... o Sr Dr Bruno Carvalho é Licenciado em quê?
Vem isto a respeito de um comentário (ou parte dele) feito num post anterior e que contém esta pérola:
"Respeitem o execelente(sic) trabalho do Sr. Dr. Bruno"
Não sei se hei-de rir ou chorar... Mas pelo sim pelo não lanço uma ideia:
Vamos eleger a Obra-prima do Sr. Dr. Bruno Carvalho, Dr.!
Eu, pessoalmente, voto na transformação do Estádio Municipal Dr. Machado Matos em "Peladão". Mas outras Gloriosas Obras andam por aí.... Diga-nos qual a sua preferida!
Nota: só por curiosidade... o Sr Dr Bruno Carvalho é Licenciado em quê?
Manhã de Nevoeiro
Corrijam-me se estiver errado, mas julgo que os Gregos antigos diziam que a Hístória, quando acontecia, era Tragédia e que quando se repetia passava a Comédia! Ou vice-versa.... já não me lembro muito bem...
De qualquer das formas aconselho Fátima Felgueiras a olhar à volta e a ver o que aconteceu a TODOS os ex-presidentes de Câmara que tentaram o regresso... Em Penafiel, no Marco, em Matosinhos, etc, as coisas acabaram mal para quem tentava regressar.... Aliás, não conheço lugar algum onde tivesse acabado bem....
Por isso, e pelo respeito pessoal que sempre tive por Fátima Felgueiras (que não político), espero que a Senhora não se deixe arrastar para um processo que lhe será, necessariamente, Trágico... ou Cómico, dependendo do ponto de vista!
De qualquer das formas aconselho Fátima Felgueiras a olhar à volta e a ver o que aconteceu a TODOS os ex-presidentes de Câmara que tentaram o regresso... Em Penafiel, no Marco, em Matosinhos, etc, as coisas acabaram mal para quem tentava regressar.... Aliás, não conheço lugar algum onde tivesse acabado bem....
Por isso, e pelo respeito pessoal que sempre tive por Fátima Felgueiras (que não político), espero que a Senhora não se deixe arrastar para um processo que lhe será, necessariamente, Trágico... ou Cómico, dependendo do ponto de vista!
21.6.10
Carta a Sérgio
Caro Sérgio,
o F2005 foi um projecto muito interessante do ponto de vista da capacidade de reacção ao status quo de Felgueiras ao tempo.
Se nos recordarmos, a CMF controlava os meios de comunicação tradicionais e até o SF nos chamava nomes.... lembras-te? Bons tempos. Duros mas bons!
O aparecimento dos blogs permitiu aos outsiders da comunicação social tradicional ter uma voz. Muito embora menorizada e desprezada por uns quantos, a verdade é que se tornaram lidos, conhecidos e relevantes. Relembro, com alguma vaidade, o episódio da quase compra, pelo dobro do preço, do edifício atrás da CMF... Grande vitória, Sérgio! E lembras-te quem estava do outro lado e o que nos chamaram?
Mas depois chegam-se sempre os "penduras"... não vou citar nomes.... apenas te aconselho a dar uma vista de olhos no registo... e tentar perceber algumas entradas e saídas.... e, já agora, porque estão alguns deles tão caladinhos? Falta de tempo, com certeza!
Quanto ao vereador de terceira categoria que agora tens por aí ( e digo de terceira para ser simpático!), lembras-te da quantidade de processos que ele meteu a blogers (não apenas a mim!)para nos calar? Para mim isso é suficiente para não partilhar o que quer que seja com este tipo de gente. Na minha mesa senta-se quem eu admito que se sente. E indivíduos da índole desse personagem não se sentam!
Tu, Sérgio, melhor que ninguém, conheces a história do processo que esse figurão me meteu. Sabes que, muito embora eu tenha ganho o processo, nunca da parte dele houve um pedido de desculpas. Sabes, Sérgio, uma atitude cavalheiresca, de homenzinho! E disso, nunca vi! Continuo a ver a arrogância de quem tão maltratou Felgueiras mas se continua a achar acima dos mortais. Coitadita da pobre e triste figura! Já "morreu" e ainda ninguém teve a coragem para lho dizer!
Como também te deves lembrar, caro Sérgio, eu deixei o F2005 uns 2 ou 3 dias antes do teu anúncio de novos "colaboradores"... sem que tu nada me dissesses em relação a essa alteração que pretendias efectuar. Estavas no teu direito. O blog é teu e convidas quem te apetecer... Mas como um passarinho me sussurrou aos ouvidos as pessoas que andavas a convidar eu, na certeza (depois confirmada)que quem me sussurrava dizia a verdade, preferi sair. E saí!
Ah! E sabes o que também me dizia o "sussurro"? " oh Dr! até o Varredor lá vai escrever!"! E não é que escreve!!!
Caro Sérgio, acredito nas tuas melhores intenções em todo este projecto. Acredita que acredito! Mas também acredito que estás a ser usado por gente que, noutras circunstâncias, te ignoraria e desprezaria por completo. E não falo só do último escriba.
Eu gosto de pensar que tenho a liberdade de fazer o que bem entender fazer apenas com quem eu quero. E se contigo estou à vontade, com alguns do teus colaboradores não estou. E digo-o claramente. Da mesma forma que afirmo que o "tempo de antena" que estás a dar a determinadas figuras é um frete. Consciente, ou não, é um frete!
Para ti, tudo de bom!
O teu Amigo,
pcr
16.6.10
O Frete
Há uns anos atrás um "garboso" e vaidoso vereador clamava, alto e bom som, que os blogs nada valiam e que, portanto, não lhes atribuía nenhuma importância.... Isto, lá do alto do seu poleiro, cantava a ave rara!
O vento mudou e o vereador perdeu o poleiro. Outro galo mas alto cantou. E o vereador perdeu o acesso privilegiado que tinha aos meios de comunicação locais... Agora só canta quando o deixam e não quando lhe apetece...Sinais dos tempos...
Sem espanto absolutamente nenhum, assisto à chegada desta ave de capoeira ao blog aqui ao lado... E digo sem espanto porque, ao longo destes anos, assisti e apreendi a fórmula de funcionamento de uma mão-cheia de iluminados cá da terra. E o dito blog serviu os intentos de uns quantos, que entravam e saiam conforme lhes convinha....
A única coisa que me espanta é ver o rapazote que não ligava a blogs a precisar de fretes de um blog que perseguiu quando estava no poleiro...
O vento mudou e o vereador perdeu o poleiro. Outro galo mas alto cantou. E o vereador perdeu o acesso privilegiado que tinha aos meios de comunicação locais... Agora só canta quando o deixam e não quando lhe apetece...Sinais dos tempos...
Sem espanto absolutamente nenhum, assisto à chegada desta ave de capoeira ao blog aqui ao lado... E digo sem espanto porque, ao longo destes anos, assisti e apreendi a fórmula de funcionamento de uma mão-cheia de iluminados cá da terra. E o dito blog serviu os intentos de uns quantos, que entravam e saiam conforme lhes convinha....
A única coisa que me espanta é ver o rapazote que não ligava a blogs a precisar de fretes de um blog que perseguiu quando estava no poleiro...
29.4.10
30.3.10
...isto faz-me lembrar qualquer coisa....
"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."
16.3.10
Vamos Ajudar o PEC
Decidi ajudar o Governo, nesta difícil hora para a Pátria, a resolver a ainda mais difícil situação económica causada pelos Estrangeiros e Especuladores Internacionais. Porque, verdade seja dita, a Culpa é toda do Estrangeiro e dos Estrangeiros!
Assim, lanço a primeira (outras virão!) grande IDEIA para resolver a grave situação Económica da Nação:1ª Grande Ideia: criação de uma Linha Telefónica de Valor Acrescentado, onde por cada chamada de €1 o Estado recebe €0,60.
Pode não ser muito, mas se todos ligarmos uma nova Obra Pública poderá ser lançada, um Empresário de Construção Civil ficará Feliz e uma Operadora Telefónica factura mais uns cobres!
Mi Liga, vai! E Salva Portugal!
15.3.10
Não Fui Eu.... Mas tem Piada!
"O presidente da Câmara e as “baleias assassinas”
Foi com um misto de tristeza e de alguma candura que, na passada sexta-feira, dia 26, li na contra capa do JN um acontecimento que me deixou deveras emocionado: em Orlando, nos EUA, uma orca (esta espécie animal é designada por “baleia assassina”), com 30 anos, e que vivia em instalações similares a um oceanário, acabou por matar a treinadora, de 40 anos de idade, Dawn Brancheau – a única pessoa que tinha contacto directo com a baleia durante muitos anos, comunicava com ela, brincava, dava-lhe de comer e demais carinhos.
O facto entristeceu-me, não só pelo caso em si (da trágica morte de uma mulher nova, que teria família, provavelmente companheiro e filhos), mas também pelo facto de as forças intrínsecas a animais e humanos serem, muitas vezes, ingratas para com os gestos de bondade e de altruísmo. E logo me lembrei dos habituais métodos do PS em toda a história local depois do 25 de Abril, podendo tecer-se, assim, à vontade um paralelismo perfeito entre a entrega aos outros por generosidade e a compensação, que, muitas vezes, é tenaz e cruel, não querendo eu aqui alongar-me mais em adjectivos.
Por exemplo, estive na última Assembleia Municipal de Felgueiras (AM), precisamente no mesmo dia em que o JN dava conta do “crime” da orca perigosa, e pude assistir à intervenção degradante do Grupo Municipal do PS, que, estranhamente ou não, tem como porta-voz Inácio Lemos, pessoa que os próprios camaradas do partido rejeitaram nas últimas eleições autárquicas, para cabeça de lista à AM.
Como o PS está com falta de charme a nível da liderança local, há alguém que se apressa sempre a apresentar “folha de serviço”, porque acredita regressar, um dia, ao lugar de presidente da Concelhia. Como tal, muito voluntariamente presta-se para todos os “recados” possíveis, nem que seja só para tentar “partir pedra”. O PS não é o meu partido, mas deixem-me dizer que está muito mal servido com esta direcção Concelhia e com o seu porta-voz.
O PS, mais uma vez, veio colocar em causa o licenciamento do hipermercado “Modelo” na Lixa, mas um deputado do Movimento Sempre Presente (MSP) acabou por desmentir a importância que o PS estava ali a dar. Em Fafe, de Câmara PS, colocou-se o mesmo problema com o licenciamento do “Feira Nova”. Tal como em Fafe, a Câmara de Felgueiras, com o actual presidente, esteve muito bem. O licenciamento já estava aprovado, o problema da tramitação era de somenos importância, até porque, no actual quadro de crise económica, não se pode colocar em perigo o emprego de dezenas e dezenas de trabalhadores, como é o caso do “Modelo” da Lixa. Mas, quanto a licenciamentos e legalidades, gostaria de lembrar ao Grupo Municipal do PS que, em 2 de Agosto de 2004, Inácio Lemos (que na altura era o líder da Concelhia), questionado pelo JN sobre em que nome estava registada a sede do partido, no Edifício Campo da Feira, o mesmo disse que não sabia, que desconhecia. Então, Ilustres parlamentares, isso não vos incomoda?
A outra investida contra a pessoa do presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, por parte do PS naquela reunião da AM foi ainda mais infeliz, degradante espectáculo político: quiserem saber onde o presidente da Câmara vai dormir, à noite, quem transporta e como é transportado o edil a casa, alegando ficar caro esse encargo. O PS ficou, obviamente, mal no “filme”, murmurado por alguns militantes e simpatizantes socialistas que nos lugares destinados ao público abanavam com a cabeça, pensando e dizendo em voz baixa, tristes com a forma muito pobre como o PS está fazer oposição.
O presidente da Câmara disse, e muito bem: “Eu vou para a minha casa e vós ides para a vossa”. Concordo com Inácio Ribeiro que esta “é uma forma de investigar a vida pessoal das pessoas”. O presidente deixou, obviamente, sem argumentos o Grupo Parlamentar do PS, referindo que “há funcionários que têm um regime de excepção (horário flexível) para algumas tarefas”, forma eficaz de a Câmara poupar dinheiro, de não onerar o erário municipal.
Quanto a transporte de eleitos nacionais e locais, o PS Felgueiras não sabe que Francisco Assis quando era presidente da Câmara de Amarante tinha residência oficial em Gaia? O PS não sabe que cada um dos actuais quatro vice-presidentes da Assembleia da República (socialistas, portanto) tem viatura e motorista a tempo inteiro e exclusivo? Não sabe, o PS, em que circunstâncias faleceu um dos motoristas de Leonor Coutinho, quando era ela secretária de Estado socialista? Questionou alguma vez, o PS local, sobre as polémicas viagens da ex-presidente de Câmara Municipal, Fátima Felgueiras, como aquela em que o Ministério Público diz que a ex-edil foi a um casamento a Lisboa com a viatura municipal? O presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, não pode chegar a um acordo sobre o horário laboral com o seu motorista? O PS sabe que há funcionários da Câmara (propriamente ditos, não de nomeação política) que trabalham, quando é preciso, largas horas fora do horário normal sem auferirem um € 1 de horas extraordinárias? O PS não sabe que o actual presidente da Câmara entra às 8,30 horas da manhã ao serviço no edifício dos Paços do Concelho e só sai de lá cerca das 23 horas, extenuado com tantas solicitações, e depois de dias intensos de audiência, estudos sobre o Município que herdou, etc…?
Deixem o homem trabalhar!
O PS, em vez de propor votos de louvor, quer criar casos que não existem. Aliás, foi sempre essa a atitude do partido enquanto esteve no poder durante 33 anos, incluindo-se o tempo de 4 anos de mandato do MSP, pois são da mesma família política.
Lembro-me perfeitamente que, sempre que o PS local precisava de mandar umas atoardas pessoais, sabia muito bem como fazer e a quem recorrer. Ora porque um “batia no pai”; ora porque outro “batia na mãe”… Abundavam panfletos anónimos pela calada da noite contra os próprios camaradas que dentro do partido usassem pôr em causa a política do chefe ou da “chefa”.
Desta vez, tentaram outra subtileza, pondo a circular gratuitamente um jornal pelas freguesias, até uma semana após a edição, para denegrir a imagem do actual Executivo. Certamente, o PS ainda não acordou: pensa que tem ainda no Poder a mesma personagem que muitos (da própria família política) acabaram por a denunciar e “matar” politicamente.
Qual treinadora de um oceanário de águas turvas!"
Foi com um misto de tristeza e de alguma candura que, na passada sexta-feira, dia 26, li na contra capa do JN um acontecimento que me deixou deveras emocionado: em Orlando, nos EUA, uma orca (esta espécie animal é designada por “baleia assassina”), com 30 anos, e que vivia em instalações similares a um oceanário, acabou por matar a treinadora, de 40 anos de idade, Dawn Brancheau – a única pessoa que tinha contacto directo com a baleia durante muitos anos, comunicava com ela, brincava, dava-lhe de comer e demais carinhos.
O facto entristeceu-me, não só pelo caso em si (da trágica morte de uma mulher nova, que teria família, provavelmente companheiro e filhos), mas também pelo facto de as forças intrínsecas a animais e humanos serem, muitas vezes, ingratas para com os gestos de bondade e de altruísmo. E logo me lembrei dos habituais métodos do PS em toda a história local depois do 25 de Abril, podendo tecer-se, assim, à vontade um paralelismo perfeito entre a entrega aos outros por generosidade e a compensação, que, muitas vezes, é tenaz e cruel, não querendo eu aqui alongar-me mais em adjectivos.
Por exemplo, estive na última Assembleia Municipal de Felgueiras (AM), precisamente no mesmo dia em que o JN dava conta do “crime” da orca perigosa, e pude assistir à intervenção degradante do Grupo Municipal do PS, que, estranhamente ou não, tem como porta-voz Inácio Lemos, pessoa que os próprios camaradas do partido rejeitaram nas últimas eleições autárquicas, para cabeça de lista à AM.
Como o PS está com falta de charme a nível da liderança local, há alguém que se apressa sempre a apresentar “folha de serviço”, porque acredita regressar, um dia, ao lugar de presidente da Concelhia. Como tal, muito voluntariamente presta-se para todos os “recados” possíveis, nem que seja só para tentar “partir pedra”. O PS não é o meu partido, mas deixem-me dizer que está muito mal servido com esta direcção Concelhia e com o seu porta-voz.
O PS, mais uma vez, veio colocar em causa o licenciamento do hipermercado “Modelo” na Lixa, mas um deputado do Movimento Sempre Presente (MSP) acabou por desmentir a importância que o PS estava ali a dar. Em Fafe, de Câmara PS, colocou-se o mesmo problema com o licenciamento do “Feira Nova”. Tal como em Fafe, a Câmara de Felgueiras, com o actual presidente, esteve muito bem. O licenciamento já estava aprovado, o problema da tramitação era de somenos importância, até porque, no actual quadro de crise económica, não se pode colocar em perigo o emprego de dezenas e dezenas de trabalhadores, como é o caso do “Modelo” da Lixa. Mas, quanto a licenciamentos e legalidades, gostaria de lembrar ao Grupo Municipal do PS que, em 2 de Agosto de 2004, Inácio Lemos (que na altura era o líder da Concelhia), questionado pelo JN sobre em que nome estava registada a sede do partido, no Edifício Campo da Feira, o mesmo disse que não sabia, que desconhecia. Então, Ilustres parlamentares, isso não vos incomoda?
A outra investida contra a pessoa do presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, por parte do PS naquela reunião da AM foi ainda mais infeliz, degradante espectáculo político: quiserem saber onde o presidente da Câmara vai dormir, à noite, quem transporta e como é transportado o edil a casa, alegando ficar caro esse encargo. O PS ficou, obviamente, mal no “filme”, murmurado por alguns militantes e simpatizantes socialistas que nos lugares destinados ao público abanavam com a cabeça, pensando e dizendo em voz baixa, tristes com a forma muito pobre como o PS está fazer oposição.
O presidente da Câmara disse, e muito bem: “Eu vou para a minha casa e vós ides para a vossa”. Concordo com Inácio Ribeiro que esta “é uma forma de investigar a vida pessoal das pessoas”. O presidente deixou, obviamente, sem argumentos o Grupo Parlamentar do PS, referindo que “há funcionários que têm um regime de excepção (horário flexível) para algumas tarefas”, forma eficaz de a Câmara poupar dinheiro, de não onerar o erário municipal.
Quanto a transporte de eleitos nacionais e locais, o PS Felgueiras não sabe que Francisco Assis quando era presidente da Câmara de Amarante tinha residência oficial em Gaia? O PS não sabe que cada um dos actuais quatro vice-presidentes da Assembleia da República (socialistas, portanto) tem viatura e motorista a tempo inteiro e exclusivo? Não sabe, o PS, em que circunstâncias faleceu um dos motoristas de Leonor Coutinho, quando era ela secretária de Estado socialista? Questionou alguma vez, o PS local, sobre as polémicas viagens da ex-presidente de Câmara Municipal, Fátima Felgueiras, como aquela em que o Ministério Público diz que a ex-edil foi a um casamento a Lisboa com a viatura municipal? O presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, não pode chegar a um acordo sobre o horário laboral com o seu motorista? O PS sabe que há funcionários da Câmara (propriamente ditos, não de nomeação política) que trabalham, quando é preciso, largas horas fora do horário normal sem auferirem um € 1 de horas extraordinárias? O PS não sabe que o actual presidente da Câmara entra às 8,30 horas da manhã ao serviço no edifício dos Paços do Concelho e só sai de lá cerca das 23 horas, extenuado com tantas solicitações, e depois de dias intensos de audiência, estudos sobre o Município que herdou, etc…?
Deixem o homem trabalhar!
O PS, em vez de propor votos de louvor, quer criar casos que não existem. Aliás, foi sempre essa a atitude do partido enquanto esteve no poder durante 33 anos, incluindo-se o tempo de 4 anos de mandato do MSP, pois são da mesma família política.
Lembro-me perfeitamente que, sempre que o PS local precisava de mandar umas atoardas pessoais, sabia muito bem como fazer e a quem recorrer. Ora porque um “batia no pai”; ora porque outro “batia na mãe”… Abundavam panfletos anónimos pela calada da noite contra os próprios camaradas que dentro do partido usassem pôr em causa a política do chefe ou da “chefa”.
Desta vez, tentaram outra subtileza, pondo a circular gratuitamente um jornal pelas freguesias, até uma semana após a edição, para denegrir a imagem do actual Executivo. Certamente, o PS ainda não acordou: pensa que tem ainda no Poder a mesma personagem que muitos (da própria família política) acabaram por a denunciar e “matar” politicamente.
Qual treinadora de um oceanário de águas turvas!"
9.3.10
Alguém viu o "C"?
Estive ontem, atentamente, a escutar o nosso Grandioso Primeiro-Ministro, Sr. Engº José Sócrates, a explicar o Plano de Estabilidade e Crescimento que nos há-de tirar desta Crise (completamente culpa de Conjuntura Internacional, claro está!).
Ouvi o Programa de Estabilidade (mais umas machadadas valentes na Classe Média) mas não ouvi nada sobre o Crescimento... Se calhar, distraí-me nos precisos e preciosos 3 segundos que o nosso Extraordinário Primeiro-Ministro dedicou ao tema...
Digam o que disserem, sem Plano de Crescimento não há saída de Crise nenhuma. E para saber isto não é, sequer, preciso queimar as pestanas as estudar economia. É básico! Tão básico que até dói escutar o discurso do Engº Sócrates e depreender, das mesmas, que este Governo está perdido e sem soluções!
Oxalá não se perca Portugal!
Subscrever:
Mensagens (Atom)