15.12.09

O Legislador

Li atentamente o texto do Dr. Lemos Martins em relação à problemática da Eleição do Vogais nas Juntas de Freguesia.
Acontece que, sendo o número de eleitos sempre impar, pode dar-se o caso de maiorias relativas nas Juntas de Freguesia, ie, o Candidato vencedor (e automaticamente Presidente de Junta Eleito) pode ter minoria na Assembleia de Junta. Tal acontece em várias Freguesias do Concelho de Felgueiras sendo que o problema de constituição do Executivo de Junta apenas se coloca nas Freguesias de Lagares e Lordelo.
Ora, não negando este desiderato temos que ter em conta que só pode ser Vogal da Junta de Freguesia quem a sua Assembleia votar maioritariamente. Ou seja, o Presidente Eleito propõe quem bem entende; a Assembleia vota, ou não, quem bem entende.
Não me parece, aqui, que o Legislador pretendesse impor à Assembleia de Junta os nomes propostos pelo Presidente Eleito. Caso assim fosse, o Legislador tê-lo-ia deixado claro e não haveria lugar a dúvidas. Pretende o Legislador, quanto a mim, que em termos de representatividade a constituição do Executivo de Junta obedeça e respeite a vontade popular.
É evidente que a Legislação é vaga e deixa espaço para estas confusões. Cabe aos Eleitos agir com bom senso e razoabilidade encontrando, entre eles, uma solução ao agrado de todos nem que para tal seja necessário encontrar os mínimos denominadores comuns entre todas as partes envolvidas. Caso tal não aconteça resta, apenas, a marcação de um novo Acto Eleitoral para que o Povo, sempre soberano, possa clarificar, através do seu Voto, a Eleição do Presidente e, por conseguinte, a possibilidade de votação de um executivo.
A questão, quer em Lagares quer em Lordelo, prende-se sobretudo com questões pessoais e tornou-se claro que, com estes intervenientes, a questão não será resolvida. E nisto de humores privados não creio que o Legislador se imiscua.

Ao meu Querido Corrector Ortográfico...

Obrigado pá! Aparece p'ra tomar um café!

Deve ser do frio....

Pelo que tenho lido e ouvido, de entre alguns iluminados Felgueirenses, o Executivo Municipal de Inácio Ribeiro já teria, por esta altura, a obrigação de ter:
1. despedido todos os funcionários da CMF afectos ao Antigo Regime;
2. acabado com todos os "vícios" permitidos por 35 anos de gestão PS/MSP;
3. concluído uma auditoria às Contas da CMF;

Sessenta dias após a tomada de posse a (hoje) oposição pede aquilo que nunca fez! Mas como se não bastasse pedir, ainda o exige para "ontem"!

Calma! Muita Calma! E quem pensa que o Executivo está a dormir.... vai ter surpresas.... a seu tempo, quando o tempo aquecer um bocadinho....

14.12.09

cedo, muito cedo....

Eduardo Bragança começou a "fazer oposição". A mim parece-me que desperdiçou o primeiro tiro. Não se pode esperar que um novo executivo pudesse "mostrar" mudanças em 60 dias.... Por norma há os chamados 100 dias de "estado de graça". E mesmo esses, não sei se chegam para mostrar "mudança"...

Agora, estaria Eduardo Bragança à espera que a NE entrasse na CMF de caçadeira?

Coerência

Ao longo de todos estes anos posso ter sido acusado de muitas coisas. Felizmente há uma de que julgo nunca ter sido acusado: falta de coerência!

A coerência é uma virtude em risco de extinção. A culpa é dos meios de comunicação e o incremento do uso da palavra escrita. Não fosse o registo da palavra escrita e facilmente se desmentiria o que se tinha dito há 10 minutos atrás... Com o registo do dito tudo se complica. E assim se têm espatifado uns quantos "pensadores" da coisa pública.

A coerência ve-se, também, nos actos públicos. Nos grandes e nos pequenos momentos. Na fortuna e na desgraça. Na vitória e na derrota.

Espanta-me a "lata" de alguns. Espantam-me os regressos, cheios de vontade, de quem antes tinha fugido. Espanta-me a vontade de aparecer de quem antes se escondia. Espanta-me!

Mas o que mais me espanta é a coerência de alguns que, como eu, assumem o que são, o que querem e o que pensam. Como espécie em vias de extinção estamos condenados. E não me parece que tenhamos salvação.

8.12.09

O meu caminho

Não tenho jeito para experiências de grupo. Sempre fui um solitário e é assim que me sinto bem. Falo, claro está, em termos de opinião e pensamento.
Assusta-me a sempre tentada política do pensamento único, onde até parece que pensamos por nós mas, sem que o notemos, estamos a "pensar" como querem que pensemos.
Esta é a famosa Escola Política-Filosófica Nacional Porreirista. Uma trave-mestra da cultura sociológica Tuga, vendida às massas como panaceia para todos os males, do corpo e da alma. É a Escola do "tá-se bem", tão interiorizada e disseminada entre a juventude de hoje. "Tá-se bem" como "lá vamos andando" dos mais velhos.
Para mim não serve. Tenho esta mania de pensar por mim próprio! De não dar nada por definitivo; de afrontar os dogmas e as certezas imutáveis. E quanto a isto, não mudo.
Em Felgueiras muito mudou nos últimos meses. E muitos tentam agora branquear o passado e aparecer como aquilo que nunca foram. Fazendo jus àquilo que sempre foram, à inexcedível capacidade camaleónica de adaptação ao meio envolvente, querem passar agora por aquilo que nunca foram: coerentes. E começaram, já, a vender a sua "banha-da-cobra".
Há que manter os sentidos em alerta; há que saber separar o trigo do joio; há que atalhar caminho a essa gente, para que não nos imponham, uma vez mais, o seu Caminho.


Quanto a mim,
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!



O meu caminho

"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces

Estendendo-me os braços, e seguros

De que seria bom que eu os ouvisse

Quando me dizem: "vem por aqui!"

Eu olho-os com olhos lassos,

(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)

E cruzo os braços,

E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:

Criar desumanidades!

Não acompanhar ninguém.

— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade

Com que rasguei o ventre à minha mãe

Não, não vou por aí! Só vou por onde

Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde

Por que me repetis: "vem por aqui!"?



Prefiro escorregar nos becos lamacentos,

Redemoinhar aos ventos,

Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,

A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi

Só para desflorar florestas virgens,

E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!

O mais que faço não vale nada.



Como, pois, sereis vós

Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem

Para eu derrubar os meus obstáculos?...

Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,

E vós amais o que é fácil!

Eu amo o Longe e a Miragem,

Amo os abismos, as torrentes, os desertos...



Ide! Tendes estradas,

Tendes jardins, tendes canteiros,

Tendes pátria, tendes tectos,

E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...

Eu tenho a minha Loucura !

Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,

E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!

Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;

Mas eu, que nunca principio nem acabo,

Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.



Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,

Ninguém me peça definições!

Ninguém me diga: "vem por aqui"!

A minha vida é um vendaval que se soltou,

É uma onda que se alevantou,

É um átomo a mais que se animou...

Não sei por onde vou,

Não sei para onde vou

Sei que não vou por aí!


Cântico Negro, José Régio

7.12.09

Regresso a casa

Não há nada como regressar a casa. À nossa casa.
Pode ser pequenina e pobrezinha, mas é a nossa casa.

Após anos de visitas esporádicas, voltei. A casa já não é a mesma. E vai demorar algum tempo a fazer dela a casa que já foi.

Vamos começar pelas obras mais prementes: lavar-lhe a cara, das fundações ao telhado. E vamos voltar a fazer dela a casa que sempre foi: a melhor casa do mundo.

Vou andar por cá sozinho, porque isto de dividir casa não dá com nada. E assim esta casa será aquilo que eu queira que ela seja. Aos outros poderá parecer feia, irritante, ultrapassada. A mim parecer-me-á a mais bela casa do mundo. A minha casa.

Ano novo, vida nova. E agora que o futuro recomeçou, vida nova e alma nova.

Que saudades da minha casa.

17.11.09

Comissões...

Adivinhem lá quem vai ser a nova Comissária de Guimarães Capital da Cultura 2012???

Pois é.... eles e elas Steel Alive.....

31.7.09

Pois é....

A Senhora foi julgada e ilibada....

Da mesma forma que, no outro julgamento, foi condenada por coisinhas de somenos.... agora foi ilibada....

Moral da história: a montanha pariu um rato!

E agora?

16.2.09

Já mexe....

Andei, este fim de semana, por Felgueiras. Nada de especial, como de costume..... a não ser um cheirinho, fraquinho ainda, a eleições!

Como de costume, a trapalhada, o rumor e a confusão imperam. E as jogadas do costume acontecem.

Falam de "tranferências", traições e abandonos; jogadas de bastidores, facadas e aldrabadas. Em suma, o costume.

A Senhora lá irá. Com estes ou quem quer que seja. Porque ali ela é quem vale. O resto é paisagem.

O PSD tem o João. Acredito, seriamente, tratar-se da única pessoa capaz de enfrentar a Dama com hipóteses de vitória. É jovem, sério e competente. Assim o Partido o ajude.

O PS já tem as listas prontas.... só falta o candidato.

O CDS lá pisca o olho... Pode ser que alguém lhe pegue... a verdade é que os seus 1000 votos podem fazer a diferença e o PSD sabe isso.... por isso, entendam-se! Ou continuem a penar!

O PC e o Bloco já nem contam p'ró totoloto. Com um PS a ter que mostrar serviço e a Senhora na corrida à esquerda só temos.... paisagem.

Aguardemos, do alto do nosso monte, novos capítulos desta novela que termina lá para o fim de 2009...

9.2.09

Toninho, o garanhão!

Finalmente opaís acorda para a revelação do século!
Toninho Salazar era, afinal, um verdadeiro Garanhão! Um real predador sexual!
A acreditar no que vi ontem, na SIC, Toninho era um verdadeiro franco-atrirador; um playboy do piorio!

Só nos falta descobrir que, afinal, também deixou por aí uma vasta prole... Mas isso é enredo para outro filme.

10.12.08

De volta

Após um longo período de reflexão, decidi voltar a editar neste blog.

Calmamente, que o trabalho ainda é muito, voltarei à actualidade local, nacional e internacional.

Volto com a mesma determinação, estilo e linguagem de sempre. Não é por defeito... é mesmo por feitio!

De referir que este blog é só meu e tudo o que aqui escrevo é da minha inteira responsabilidade. Nunca terei problemas em pedir desculpas quando errar como nunca terei problemas em ir a Tribunal, quando achar que tenho razão. Já o fiz e nunca me arrependi.

Até já!

5.3.08

Afinal, Quem Paga?

O Exmo Sr. Dr. Vereador Dr. Bruno Carvalho, Dr, apresentou uma queixa contra a minha triste pessoa.

O MP, que como alguém dizia parece, na provincia, andar a mando do Poder Local, apoiou e acusou.

O Tribunal decidiu, em fase de Instrução, Arquivar.

Entretanto a CMF pagou ao Advogado do Exmo. Sr. Dr. Vereador Dr. Bruno Carvalho, Dr, umas milenas de Euros.... ao que acrescem as despesas judiciais...

A minha questão é só uma: Afinal quem pagou este devaneio do Exmo Sr. Dr. Vereador Dr. Bruno Carvalho, Dr: os Felgueirenses, através da CMF ou o Exmo Sr. Dr. Vereador Dr. Bruno Carvalho, Dr?

Espero que ainda haja vergonha na cara!

4.3.08

O Regresso

O SQ está de volta. Mais calmo.... mais crítico.... mais incisivo....

Até já!

4.4.07

E agora, sem mãos....

Após mais um glorioso evento desportivo, pela Santa acima, gostaria de saber quanto é que custou a brincadeira das bicicletas..... Mas o mais certo é Felgueiras ainda ter recebido dinheiro para a prova se realizar cá..... Sei lá.... mas como não há dinheiro para as Felgueiríadas muito me espanta que haja dinheiro para a volta a Portugal e para provas internacionais que têm como Jornal Oficial um jornal local.........

Assim vai Felgueiras... de bicicleta, pelo Monte abaixo, sem mãos....

13.2.07

Canibalidades

ouvido algures:

"se comerem a mulher ao Canibal o Canibal é o quê? Viúvo ou Corno?"

sei lá.....

O Terramoto

Em Lisboa a Terra tremeu porque:

1. O Benfica perdeu na Póvoa?

2. Castigo Divino pelo resultado do Referendo?

3. Mera Réplica do Terramoto de Sexta-feira em Felgueiras?

2.1.07

Minh'Alma s'Espanta e Pasma...

Acabo de despertar e já é 2007.... Pois é... 'tamos (todos) a ficar velhos... Já agora, um BOM ANO para todos ( ou quase todos!)....
Fiz uma leitura, relativamente rápida, da blogosfera Felgueirense e ainda 'tou atarantado... não quer dizer que não ande a maior parte do tempo atarantado... mas ler o Inácio Lemos é de deixar um cristão confundido... Mas não era este Inácio um dos Cavaleiros da Senhora? Não era ele quem botava faladura (bons textos, por sinal) em todas as AM??? Bem, adiante... Se este é o NOVO Inácio Lemos, qual Saulo caído na estrada de Damasco, então está perdoado.... que, para esta guerra, todos são poucos... Bem-vindo à Luz!
Já lá vai meia época futebolistica e o Machado Matos continua pelado... é que depois do show das motos, e consequente destruição do relvado e sistemas de drenagem, parece que apareceram uma 15 equipas para jogar lá (!!!)... por isso o proprietário do recinto preferiu deixar o espaço pelado.... Esta é, apenas, uma das muitas peripécias (talvez a última) referente a este triste episódio... A ver vamos quando as contas forem pedidas e tiverem, mesmo, que ser mostradas... Até lá, é fartar vilanagem!
Para terminar, telefonaram-me a dizer que, afinal, sempre tinha um processo em tribunal por ter usado o trocadilho "varredor" (com aspas e tudo).... o vereador não gostou e pronto.... gostos não se discutem... Para minha desgraça sou o único que não sabe de nada! Vou a Felgueiras quase todas as semanas e frequento locais públicos... até já conversei com o dito vereador; se me pedirem a morada terei todo o gosto em dá-la ( que não on-line, evidentemente!) para que possa ser notoficado... Só espero, ao fim e ao cabo, não ser julgado à revelia, sem nada saber!!!! Já agora, deixei de fumar... por isso, quando for preso (e quiçá deportado para uma qualquer possessão ultramarina) por tamanha afronta ao Poder, não me mandem tabaco... p'ra dar cabo da saúde já me baste gostar da minha terra, de Felgueiras.

27.12.06

Série: "e ninguém faz nada?" I

"Um curso superior privado funcionou durante dez anos sem autorização e, após encerramento compulsivo, deixa agora mais de cem alunos, muitos já a trabalhar, sob o risco de ficarem sem as habilitações obtidas e até serem despedidos." (...)

O que mais me impressiona é ver a arrogância, o pedantismo, de quem assobia para o lado como se nada fosse com ele.... Se tivesse vergonha na cara pedia desculpas públicas e ia-se embora! Mas, Felgueiras, faz-me lembrar cada vez mais uma canção dos "Ala dos Namorados" que diz que "a terra gira ao contrário e os rios nascem no mar"....

Alguém duvida?

7.12.06

PENSAMENTO P'ROFUNDO

Muitos heróis são apenas cobardes que fugiram para o lado errado e tiveram sorte. Gente que nunca teve uma posição, uma ideia, nunca incomodou ninguém, e é eleito por ser o mínimo denominador comum na hipocrisia dos consensos. Quando a sociedade nivela por baixo, pela mediocridade, há gente rasteira que chega ao sucesso com facilidade. Os ratos quando são muitos, metem medo aos gatos. Contudo, apesar do aparente sucesso não deixam de ser ratos.

Expressamente Proíbido

Acabo de ler o texto do Inácio Lemos, a Alegoria do Mercado.
Inácio Lemos foi uma das cabeças do sistema durante muitos anos. E o Inácio "do Sistema" que eu conheci era um indivíduo petulante, arrogante mesmo.
Hoje, o Inácio Lemos é anti-"sistema"... e começa a perceber a impotência de quem está de fora e a prepotência de quem, de facto manda.
O Expresso de Felgueiras nunca me enganou. Nunca acreditei que fosse um projecto inocente e, a cada dia que passa, me convenço mais que há ali dedo da "situação"... E não me refiro, apenas, ao lápis azul nos artigos de opinião... refiro-me ao conteúdo geral do Jornal... às notícias que estampa e, sobretudo, às que esquece ou menoriza. Parece-me que, hoje, a ninguém resta dúvidas em relação ao alinhamento político do Expresso...
No Expresso de Felgueiras as vozes dissonantes estão a ser caladas... uma a uma.... e os destaques começam a ser cada vez mais iminentes.... O importante, ao que parece, é ser simpático com alguém...
Ao fim e ao cabo, a oeste nada de novo. Excepto, talvez, o violento despertar do Inácio Lemos.

27.11.06

De Fantasmas e outros Perigos

O meu amigo JCP tem o dom de , por pura desatenção, desenterrar fantasmas e agitar Espíritos... por pura desatenção... porque, se andasse atento, facilmente perceberia que o perigo, afinal, era outro.

Atira o escriva:

No entanto, acautelem-se com o Paulo Ribeiro, de quem somos amigos há muitos anos. É uma jóia de pessoa, do melhor que há em termos de companheirismo; ser-vos-á importante para a consolidação partidária, mas tenham cuidado: é um homem que se apaixona facilmente pelas causas, ao ponto de destravar a língua quando lhe apetece. Por exemplo, na “Voz de Felgueiras”, chegou a atacar a malta do Bloco de Esquerda (BE) por causa da questão do aborto, ao ponto de escrever a palavra “gajas”, referindo-se às mulheres do EE.
Dizemos isto porque estamos à vontade com o Paulo Ribeiro.


Ora, para quem tem andado acordado, este "perigo" é, para ser simpático com o JCP, ridículo.

Para informação do JCP, o meu afastamento da política activa deu-se em 2002, após o acto eleitoral interno que elegeu Madalena Silva para presidente da CPC.

Ao contrário do que muita gente pensa, fui presidente da CPC de Felgueiras de Dezembro de 1999 a Dezembro de 2001. Dois anos. Dois anos, apenas.

Não tenho dúvidas que foram dois anos marcantes para o Partido. Foram o ressuscitar de um Partido que há muito era dado como morto. Foram dois anos de intensa actividade política e de imensos sacrifícios pessoais.

Foram dois bons anos das minha vida.

Mas, como tudo na vida, ele há o tempo para "brincar" e o tempo para trabalhar. Por isso deixei-me de politiquices (activas). Graças a Deus!

Sei que há quem me veja como uma ameaça.... mas descansem: a última coisa que pretendo é liderar um Partido num Concelho a 250KM de casa...

Quanto às gajas do BE... até acho que fui simpático!

10.11.06

... E A CULPA, MORRE SOLTEIRA?

Assim vai o Ensino Superior em Felgueiras.....
"Porém, os cursos mantiveram-se em funcionamento naqueles institutos, sendo as certidões de habilitações e diplomas dos alunos finalistas passados pelo Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas, o único com portaria para leccionar o referido curso.Nesse sentido, o actual despacho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recomenda à presidente da direcção do Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas que "cesse, de imediato, o processo de certificação", através daquele instituto, "dos alunos dos cursos não autorizados de Turismo, Hotelaria e Termalismo do Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras e do Instituto Superior de Ciências Educativas de Mangualde".O documento recomenda ainda que o ministro dirija uma advertência formal à Pedago - Sociedade de Empreendimentos Pedagógicos Lda, entidade instituidora dos Institutos Superiores de Ciências Educativas, pela "violação clara" da lei."
ETC, COISA E TAL..... LEMBRAM-SE DO PEIXINHO??? ELE SABIA!

7.11.06

Um par de "estórias"... mais uma

De passagem por Felgueras contaram-me um par de "estórias" surreais....
Dizem-me que as aulas de Inglês nas primárias ainda não começaram... que não há professores (!), pelo menos dispostos a receber tostões pelos seus serviços...
Ao que parece a CMF lançou um concurso para contractar um cordenador/a para o ensino de Inglês... ao que parece o mesmo foi anulado... e, consta-se, o lugar até já tinha dono/a... mas o verniz estalou...
Como o concurso foi anulado (ao que parece por falta de professores!!!), consta-se que a CMF entregou a função ao ISCE... vá lá saber-se porquê... e o que é espantoso é que, com tanto estagiário, as aulas, pelo que me dizem, ainda não começaram!
A segunda "estória" tem a ver com o Monte de Santa Quitéria que, de papel é da Confraria mas que é reclamado, por usucapião, pela CMF...
Para mostrar quem manda consta-se que até os carros estacionados para um Casamento foram multados... E os Irmãos, consta-se, têm medo de se opôr à CMF... Até o Padre!
Contaram-me, também, que há uma nova sociedade na Terra, creio que chamada de EMAFEL, que vai ter directores (compreenda-se vereadores) remunerados.... incluindo do PSD...
Não sei qual o objectivo desta Sociedade Municipal mas como acho este tipo de Sociedades um desperdicio completo... não me cheira... especialmente esta do PSD se juntar à "festa"... Deve ser do Patamar...
Não sei se isto é mesmo assim.... e agradeço que me informem se as "estórias" me foram mal contadas.... mas, até lá...
Siga o Funeral!

19.9.06

The Show Must Go On...

Foram-se as férias (que não as minhas....) e tudo regressa à Santa normalidade.
Entretanto uns quantos fait-divers.... qual deles o mais ridículo...
Uns não batem bem da bola e pegam-se à frente de dezenas de putos...
Outros acham-se no patamar do poder, ou a patinar no poder, ou coisa que lhes valha...
Outros passam-se para o lado do poder... coisas de amores antigos... ou "bigamia política", como diz o outro....
Outros, de tão inchados com o que lhes aconteceu há um anito, acham que mandam neste mundo e no outro... ainda não perceberam que quem vale é a Senhora... eles... coitados!
E a Senhora, a de Felgueiras, foi visitar a Amiga, a de Fátima, e levou com ela uma carrada de autocarros.... por este caminho não me parece que a Amiga, a de Fátima, precise de fazer o que quer que seja para que a Senhora, a de Felgueiras, continue por mais uma carrada de anos... enquanto os outros continuam no patamar.... a patinar...
O PS tem um blog... e mais valia não ter...
O BE tem um blog... riscado, qual CD pirata da feira de Carcavelos....
A JS faz reuniões num Bar.... p´rá próxima não falho....
A JSD tem um blog... olh'á novidade...
A JP vai criar um blog.... sempre na vanguarda...
O Hélder Quintela tinha um blog... ou ainda tem... ou não...
Do Municipal Dr. Machado Matos continuamos a aguardar novidades...
E eu, p'rá'qui atafulhadinho de trabalho, vou a Felgueiras esta semana... ou no início da próxima... para entregar na CMF aqueles que serão, pelo que julgo saber, os primeiros projectos de contrução nas Portas da Cidade... pois é Golfinho... por muito que sinta, cada vez mais, esta minha relação com Felgueiras como uma relação amor/ódio... o amor acaba sempre por triunfar... o cavaleiro branco bla, bla, bla, bla.....
Devem-se ter passado muitas coisas mais mas... ou não sei ou não me interessam....
A gente vai-se vendo por aí.... ou por aqui...

24.8.06

O Palco

Há já muito tempo que deixei de dar importância a determinadas figuras que, sempre em bicos-de-pés, se tentam fazer maiores do que aquilo que alguma vez foram ou serão.
Da figura sempre disse - e mantenho - que bom mesmo é deixá-lo escrever... registar o que pensa... e, em verdade, foi por aí que o seu suicídio político começou...
Politicamente morto e socialmente vulgarizado julga ter no seu blog um Palco.... e é vê-lo todo emproado mandando postas-de-pescada a quem quer que seja! Tanta sabedoria é desperdiçada em tão pequeno palco. Merecia, ao menos, um programa semanal num qualquer canal generalista e, quiçá, até uma rúbrica na CNN...
Ele, qual Papa do alto da sua Infalibilidade Dogmática, em tudo é bom e perfeito.... aos outros só defeitos lhes encontra!
E na sua ânsia de bater nem reparou que o Post era meu... e não do Sérgio Martins... mas que interessa isso quando o que conta é bater???
Confesso não compreender a necessidade de tal comportamento.
Que plagiou , não restam dúvidas... mas em vez de o admitir e corrigir (colocando um link para o site de onde isso havia sido retirado...) ataca quem o "apanhou" e, afrontado, apaga as imagens como se cheio de razão estivesse... dislates, pois....
Não percamos, pois, mais tempo com quem não o merece, como muito bem diz o JCP...( se bem que se tenha enganado no alvo... presumo que tenha sido do calor...)
Dar-lhe "cavaco" é dar-lhe Palco.... e p'ra essa festa já dei o que tinha a dar.

SANTA, S.A.

Caro Golfinho,

Pretendo vender metade deste meu Parque da Cidade (julgo que é assim que se chama).
Pelos teus comentários depreendo que serias o sócio ideal para este empreendimento, independentemente de seres quem quer que sejas.... e isso pode continuar exactamente assim...

Se te interessar envia-me o teu email para p-c-r@sapo.pt . Desta forma posso enviar-te um convite para postares aqui.

Golfinho: A Santa conta contigo!

GENIAL - Golfinho Dixit

"Já agora, alguém me sabe dizer alguma coisa do CDS - Felgueiras?"Perguntou PCR no dia 27 de Julho.Respostas? Nada de nada! Mas mesmo nada!Tentei obter informações credíveis e verdadeiras sobre este importante movimento partidária com assentos, outrora, no executivo e na AM.
Algumas das respostas que obtive:
-Oh amigo, deixe-se disso. Acabou! e sabe que mais? vá também para férias.
-Sei lá bem. Pergunte à Dª Madalena!
-Ouvi dizer que iam constituir uma comissão qualquer. Não, mas ainda não é liquidatária ...!!!!-Tinham um grupinho de jovens queques, mas agora já não sei nada!...
-Sabe, as últimas eleições f... tudo. Agora algumas pessoas até já têm medo de falar. Parece antigamente.
-Reunir, reunir? não sei. A luz não tem estado acessa. Uiii... há mais de ... olhe, desde aquela grande derrota, pra todos!
-Olhe, agora são todos SP. Partidos para quê?!!! Durante cinquenta anos não foram precisos para nada. E vivia-se bem! Sou do tempo que com vinte escudos... e agora lá com os eures! Que se compra com vinte eures? E sabe, sabe quantos contos são??? Quatro contos!!!! Um dinheirão!!!!
-Oh meu rapazinho. Trata mas é da tua vidinha, deixa-te de te meteres em políticas que não dão para nada. Fala com o sinhor padre Hernani ele é que deve saber por onde andam essas coisas....
-Aquele gerente da Caixa é que deve ter as chaves. Não foi o último e até queria ganhar as eleições????!!! Ele é que sabe.
-Cá para mim é aquele senhor bem falante da .... da Longra. Sousa, mas não tenho ouvido falar nada dele. Olhe, também esteve ligado ao futebol. Ele é quem sabe. Pergunte-lhe, vai ver que fica a saber tudo: onde reunem! tacticas! campanhas! militantes! tudo, tudo.
-Cá para mim quem sabe é aquele senhor ali da rua velha...não me lembro do nome, mas trabalha com peles! Ele e a filha de certeza que sabem! São até capazes de dar tudo pelo cds. São, .... são assim como fanáticos.
-Dantes quem sabia tudo era o engraxa, mas agora .... tambem virou!!! Sei lá, quem saberá???-A menina já preguntou na cambra? Ali axima?
-Eu sei. Sei, sim senhor! Quem sabe de tudo é um aloirado que acabou com o futebol. Ele e a mulher, lá das bandas de baixo, são quem sabem.Olhe, até tem um nome russo.
-Pergunte à filha do Moreira, a jornalista, que ela tem obrigação de saber. Sabe, era jornalista, até entrevistava e dava noticias a favor da camara.
-Ouvi dizer que entregaram as chaves lá para os do Porto.
-Olhe lá, sabe em quem é que esse gentinha votou? Pois olhe, até lhe vou dizer: nela. Gastam dinheiro, criam jornais e depois ... olhe, que se arrangem.
-Não sei, mas juro pelos meus filhinhos, que não fui eu que os escondi.
-Já perguntaram na Guarda? é que algumas vezes aparecem lá coisas perdidas e eles entregam aos donos.
- Olhe, mas quem é que manda? Sabe o nome? É que pelo nome vai aí á junta de freguesia e eles dizem.
-Isso agora já acabou. Nunca mais, podem benzer-se. Até os soxialistas quase acabaram e tinha cá uma força!!!! Olhe isto era tudo deles!! Tá a ver aqui à volta?? tudo votava na bandeira. Nem era preciso bandeira. E agora....
-Enquanto aquela santa biber não quero saber de mais nada. o meu votinho e os de lá de casa estão garantidos.
-Ai aquela rica! Como aquela não há mais. Olhe, quando acabar, nem sei que vai ser de nós e desta terra. foi ela que lhe deu o ser.
- dizer alguma coisa de quê? onde andam? Sei lá. Nunca ouvi falar nesse home!
-já votei nesse partido, mas agora sabe, a minha tininha e a minha sobrinha até lhe arranjaram um empregozinho lá nas escolas. É uma santa aquela senhora! Quando lá foi a minha casa disse-me :"não precisa de marcar audiencia. diz que fui eu que mandei. sobe e vai ter comigo ao MEU gabinete."remédio santo.
Mas não se deve desistir. Para as pessoas determinadas não há impossiveis. Assim irei prosseguir estas investigações o PCR merece uma informação verdadeira.

A propósito: alguém sabe dizer alguma coisa do CDS-Felgueiras???? "

(comentário do Golfinho no SantaQuitéria)

27.7.06

Pois é....

Eu sei que pouca gente acredita mas.... eu TRABALHO! E estive os últimos 6 dias fora da Naçom pelo que...
Entretanto, pelo Burgo, parece que reina a Paz e Harmonia.
O Descalço foi um sucesso para a Fatinha. Pena é que os Politiqueiros tenham tomado conta daquilo...
Os representantes do PSD.... ai, ai, Engº Lima (o outro nem conheço!...) quem te viu e quem te vê!!!
O meu AMIGO Campos parece que voltou à arena. A ver se vamos ter Oposição a sério!
A ZAEV (Zona de Acolhimento Empresarial de Várzea), cujo projecto inicial tem pr'aí a minha idade, agora vai passar a S.A......... Recordo as minhas Palavras na Assembleia Municipal em que as Expropriações foram aprovadas e que votei favoravelmente com DECLARAÇÂO de VOTO em que disse:" espero que o presente Empreendimento seja um SUCESSO EMPRESARIAL e NÃO um SUCESSO IMOBILIÁRIO"... parece que tinha razão....
Quanto ao FAMOSO assunto do Estádio Municipal, continuamos a aguardar que a CMF diuga qualquer coisa.... que não responda a blogs, vá lá que não vá... mas a Deputados Municipais...
Já agora, alguém me sabe dizer alguma coisa do CDS - Felgueiras?

HÁ POETA!

Daqui – de Santa Quitéria –,
Cujo Monte o Povo estima,
Continuo a ter matéria
P’ra fazer versos em rima.
--------------------
Depois de ler “Os Lusíadas”,
Neste posto solitário,
Vi trocar as “Felgueiríadas”
Por um bonito mostruário.
--------------------
Curtas saias, “pés descalços”,
No corredor da passerelle.
Não faltaram os percalços
Como vinagre no mel.
--------------------
Vi as velas nas varandas,
No brilho desse momento;
Minhas dúvidas são tantas
Sobre os fins de tal evento.
--------------------
O evento programado,
Obra-prima duma escola,
Acabou desvirtuado
P’la política, que cola…
--------------------
Manequins, no seu ofício,
Fizeram o seu trabalho,
Levados para um comício –
Cartas a mais no baralho.
--------------------
Vi uma autarca nos céus,
A apresentar a “passagem”;
Vi confrades e plebeus
Fazer disso uma homenagem.
--------------------
Três vezes trocou de roupa,
Essa autarca-modelo:
Nisto, dinheiro não poupa,
E quem paga?... É o samelo!
--------------------
Vi também a Oposição –
Aquela, a comprometida –
De microfone na mão
A relatar … convertida!
--------------------
Vi um brilhante académico,
De camurça engalanado,
A trocar lugar de médico
Por um menos destacado.
--------------------
Mas que rica Oposição,
Que não é! – isso é notório.
Em causa está a razão
E a lei do contraditório.
--------------------
Também vi casaco branco,
Rosa negra, como um trevo,
A falar em solavanco,
Em ressaca de S. Pedro.
--------------------
Vi cansado como um mouro
Um escudeiro ambulante
A servir na Foz do Douro
Seis pratos no restaurante.
--------------------
Foi dada uma conferência –
A pretexto, isso convinha –
Os jornais de referência
Não escreveram uma linha.
--------------------
Mas o repasto, excelente –
Seis pratos para comer! –
Reuniu, sempre presente,
O pessoal do Poder.
--------------------
Daqui – de Santa Quitéria –,
Encerro agora meus versos,
Voltarei com mais matéria
Sobre assuntos controversos.

12.7.06

Como uma onda...

Golfinho, comenta p´rá'í... Aliás até já podes voltar a comentar no F2005!
A única vez que apaguei comentários no Santa foi por motivos de séria saúde pública, tal a baixaria que lá escreveram.
Quanto a mim, da discussão nasce a razão! Força nos comentários (e, já agora, tragam novos assuntos à baila!).

22.6.06

É SÓ...

...pra dizer que vou processar a (des)organização do evento por não me terem convidado p'ra falar! Afinal, quem é o decano dos blogs em Felgueiras???????????

29.5.06

Chateado, Muito Chateado

Há Trabalho Infantil em Felgueiras! A sério? Nunca tinha reparado! Deve ser coisa nova cá pela terra.... Não me lembro de tal coisa e, cá p'ra mim, isto é mais uma cabala contra Felgueiras.

Aliás, não compreendo porque tiveram os Srs do Expresso de vir a Felgueiras para encontrar Trabalho Infantil! Cá p'ra mim não têm TV em casa. É que basta ligar o aparelho e assistir a um qualquer Morangos com Açúcar para encontrar mais Trabalho Infantil que Trabalhadores de Baixa Médica/ Fundo de Desemprego/ Seguro de Acidente numa Fábrica de Calçado! Mas isso não conta. O que é preciso é ir a Felgueiras e fechar mais uma Fábrica. Pimba!

Julgo já ter dito isto umas mil vezes: o meu primeiro dicionário foi comprado com a massa ganha a coser sapatos! 3 meses de sapatos, un 5 pares por dia até às quinhentas, p'ra comprar o meu Fabuloso "Grande Dicionário da Lingua Portuguesa". 10 volumes 10. Mais 2 actualizações 2. Mais o Dicionário de Autores da Língua Portuguesa.

E tudo isto por 3 meses 3 de Trabalho Infantil.

Infantil, pois. Em Felgueiras, pois.

E já agora, pr’a continuar a falar de Infantilidades, é evidente que o "Varredor" da Cultura, Desporto, Juventude e Afins não se demite! Afinal se todos os outros são Arguidos em qualquer coisa e não se demitem, ia agora o rapaz demitir-se por ter dado cabo do Estádio Dr. Machado Matos (ou lá o que aquilo é agora!)?

Eu, ao garboso "Varredor" ia ainda mais longe: mandava abaixo a bancada Leste, a descoberta, e fazia um mega Parque de Desportos Radicais. A última coisa que precisamos em Felgueiras é doutro Clube da Bola p'ra limpar os cofres à CMF...

Parque de Desportos Radicais Já! E, já agora, construído integralmente por putos com menos de 14 anos... à luz dum qualquer projecto escolar co-financiado pela União Europeia!

Só p'ra Chatear!

23.5.06

25.4.06

VIVA O 26 DE ABRIL

que nos há-de livrar da mediocridade reinante;
dos parasitas;
dos lambe-botas;

que nos há-de devolver a esperança;
o orgulho;
a justiça;
a liberdade;

que nos há-de garantir o trabalho;
os direitos;
os deveres;
o mérito;

que nos há-de garantir a educação;
para todos;
gratuita;
de qualidade;

que nos há-de garantir a saúde;
para todos;
gratuita;
de qualidade;

que nos há-de pôr a pagar impostos;
a todos;
por igual;

que nos há-de dar justiça;
com policias equipadas;
tribunais funcionais;
cadeias apropriadas.

que nos há-de dar a alegria de nascer;
crescer;
viver em Portugal;
de ser Português.
e acreditar que de tudo somos capazes;

que nos há-de livrar desta (falta de) classe política;
de parasitas;
que nos atormentam;
nos sugam;

que nos há-de dar um Portugal novo.
melhor;
maior.

VIVA O 26 DE ABRIL

14.2.06

Óh Fáxavor...

.... Acabei de xegar e parexe c'á um'excurxom....
.... Ainda x'arranxa um lugar???
... Num... prontes,
....Obrigadinho!

10.2.06

Tenham Medo... Muito Medo....

Nunca consegui perceber este "problema" de uma certa classe política Ocidental: sempre que aparece uma ameaça tentam "conversar" crendo possível pactos estáveis com um "diabo" qualquer. O caso mais flagrante do século XX foi o de Chamberlain, primeiro-ministro Britânico, que julgou ter Hiltler controlado... o resto é História...
Os problemas resolvem-se. Não se adiam.
A Europa sofre hoje de um nível de decadência tipo Baixo-Império (Roma, séc. V). De tanto negociar e tanto ceder, um destes dias somos parte de um Califado qualquer.
Porque razão temos nós de suportar todos os caprichos do Islão na Nossa Própria Terra???
Porque razão temos nós de mudar os Nosso Hábitos para não "ofender" os deles???
"Em Roma, sê Romano.". E ponto final!
Já agora, e que tal expulsarmos os Muçulmanos todos da Europa, incendiarmos as suas Embaixadas, etc , etc, pelo facto de haver pessoas executadas na Arábia Saudita pelo simples facto de quererem professar abertamente a sua fé não-muçulmana???
Ou será que a tão apregoada "Tolerância" só pode funciona num sentido???
Quanto a individuos supostamente inteligentes... Num "adinta"!!! Não são peixe nem carne... Falam, falam, falam.... mas chega-se ao fim sem se perceber o que querem, o que pensam... se é que pensam... São uns tristes!

Lá a Virgens são mais "quentes"...

Violento????



Nós, os Defensores dos Valores e Liberdades Ocidentais, é que somos um Bando de Xenófobos, qua anda p´raí a desviar aviões e a atirá-los contra Blocos de Escritórios; a pôr bombas em Madrid; em Londres, etc....

A hora é séria.

30.1.06

30.000x50 e picos

Nota do secretariado da Comissão Política do Bloco de Esquerda

1. A vitória tangencial de Cavaco Silva à primeira volta, por escassos trinta mil votos(...)

Eu nem sequer votei no Cavaco mas... daí a dizer que ele ganhou por "escassos trinta mil votos".... Só mesmo os Iluminados do Bloco!!!

Cá pelas minhas contas (e repito que não votei no homem!) ele deu foi uma abada ao segundo (mais de 1.500.000 de votos de diferença) e lançou no rídiculo as restantes esquerdas (a Catética, a Cassética e a Caviar)!

JCP vs JPC

Entre reuniões e aviões (sim! sou um tipo muito ocupado!) lá consegui um fim de semana descansado, municiado de jornais e revistas.
Sem qualquer espanto (já lá diz o povo: quem não os conhece que os compre!) lá vemos Felgueiras continuar a chafurdar por este país fora....
Conheço o José Carlos Pereira (JCP) há mais de 14 anos. Conheço o seu pensamento político, de muitas e vivas discussões, e respeito-o pela sua verticalidade e coragem. Discordo com ele em diversos pontos e abordagens mas respeito-o.
O problema do (des)governo Caudilhista de Felgueiras resume-se ao facto de, como em qualquer Regime Caudilhista, haver mais preocupações com a entronização do Caudilho do que com os problemas do povo. Primeiro o Caudilho, a sua entronização, santificação, aos olhos do povo. Depois o povo, massa disforme de fácil manipulação, sempre agradecido pelas migalhas que lhe caem aos pés. E quem não se converter é Inimigo, alvo a abater.
O JCP não é Santo. Julgo que também nunca se preocupou muito com isso. Mas é um individuo inteligente, com ideias próprias e com uma capacidade de sofrimento inenarrável. É Amigo do seu Amigo e sabe que pode contar com os Amigos, nunca, de parte a parte, se abstraíndo de criticar qualquer atitude menos própria dos mesmos.
A CMF é aquilo que já todos sabemos que é mas, parafraseando Eça, não há-de cair, porque não é um edifício... há-de sair com benzina, porque é uma nódoa!
Mas afinal, o que tem o João Pereira Coutinho (JPC) a ver com tudo isto? Nada, Absolutamente nada. Excepto que escreveu numa revista algo como isto: "Fui a Felgueiras por motivos pessoais e saí ainda mais convencido de que Fátima Felgueiras merece ir presa quanto mais não seja por ter trocado o Rio por... Felgueiras"!!!! Face a tal ultraje parece-me por bem que os Camisas Negras do SEMPRE PRESENTE tenham uma palavrinha com este Senhor....

13.12.05

EXTREMA-IDIOTICE

Ele há gente que não pára de surpreender!
Ele é cada tiro cada melro... cada cavadela cada minhoca!
O famoso Galinácio é um deles. Vai daí, a gente pensa que a figura já ganhou juízo e...pimba!
Ora, desta vez esta MENTE brilhante vem insinuar que a Anedota de Barcelos tem as suas raízes no facto de o "problema dos ex-combatentes e da descolonização ter sido um dos temas priviligiado por determinado partido de extrema direita nas eleições legislativas cujo candidato na altura era ainda ministro da Defesa." Perceberam a subtileza (de rinoceronte)?
Minha Nossa!!! Tanta estupidez!!
Segue o Idiota (i.e, o tipo das ideias...): "Espera-se que esta acção tenha sido um acto isolada (sic) e que não tenha sido um acto de vingança política perpetrada (sic) por algum partido de extrema-direita."
Conclusão:
1. O Galinácio é mesmo IDIOTA porque:
1.1. O CDS é um partido democrata-cristão e só individuos mal intencionados podem continuar a debitar a cassete dos "fascistas" do CDS; Galinácio sabe, por má experiência própria, o mal que advém do diz-que-diz mal intencionado. Devia, por lições próprias, ter aprendido....
1..2. O problema dos ex-combatentes e da descolonização são questões demasiado sérias para se brincar com elas. Há centenas de milhares de Portugueses que sofreram na pele os efeitos de uma Guerra e de uma Descolonização desastrosa. Isto para não falar, também, dos milhões de Africanos abandonados à sua sorte! Dizer que há um Partido que se aproveita de todas estas pessoas é passar um atestado de menoridade a 1.000.000 de Portugueses; Dizer que o CDS foi o Partido que mais lutou pelos direitos desta gente é um acto de Justiça.
1.3. Insinuar que o CDS pode estar por detrás da anedota de Barcelos é uma ANORMALIDADE só ao alcance de uma MENTE tão ESTÚPIDA quanto a de determinados líderes concelhios do PS Felgueiras (perceberam a subtileza???).
Assim sendo, o galInácio está a tornar-se um caso de Extrema-Idiotice que, sempre que pia, cava mais fundo a sua sepultura politica.
Quanto ao resto, espero encontrá-lo um destes dias na rua para lhe poder chamar de viva voz o que aqui estou a escrever!

Tenho dito.

8.11.05

a chocar...

Fátima Felgueiras desafiou Sócrates a aplicar o Choque Tecnológico em Felgueiras.

Boas notícias para a Indústria de Calçado: encomendas de sapatos com solas de borracha duplicaram!!!

Graças a Deus!

"nunca acompanhei visitas a freguesias em excursões do CDS/PP"

Também era só o que faltava.... em vez de 600 e tal votos nem 200 tinham!!!

1.11.05

Nunca tive qualquer relação formal com o CDS PP local.

Ou estava eu (e mais meia dúzia de comensais) com os copos, ou ...

... Já p'ra não falar nas visitas a determinadas freguesias...

... Mas, pronto... 'távamos todos com os copos! De certeziiiiinha!

31.10.05

Da arte de bem perder

Não me incomoda a derrota. Não me incomoda perder uma luta justa, onde as regras estão previamente definidas. Não me preocupa não ser melhor do que outrém, se o outro é, realmente, melhor do que eu. É a Lei da Vida. Ponto final.

Saber perder é tão ou mais importante do que saber ganhar. Quem perde e amarga, perdeu-se. Quem perde e acredita, está de novo pronto para a luta. Eu sempre acreditei que cair é apenas uma nova oportunidade para que alguém se volte a levantar. E quem se contenta com a poeira mais não merece do que viver aí.

Sempre encarei a vida de frente. Sem subterfúgios nem subtilezas. Um problema não se adia, resolve-se. E se tiver que se perder, que se perca. Vire-se a página, levante-se a cabeça e arrepie-se caminho.

O Hélder Quintela estava an AM aquando da minha demissão. Aconselho-o a ler o meu discurso. E pode ser que, agora do lado dos menos fortes (não gosto da palavra "fraco"), compreenda a minha frustração para com a política em Felgueiras (e não só).

Ao Hélder Quintela, que é só um pouquinho mais novo do que eu, permito-me o seguinte conselho: calma, muita calma!

É nas derrotas que se percebe quem são os amigos e quem são os outros; quem nos respeita pelo que somos e quem nos respeita pelo que lhes podemos oferecer.

Este é o momento para muita gente, no PS Felgueiras, fazer uma cura das maleitas do Poder. E, se souberem atravessar o deserto, que a ninguém restem dúvidas que a praia voltará a ser alcançada.

Escrevi, um dia ( julgo que na VF, mas não tenho a certeza), que ser do CDS era um dom: nada temos para dar: nem tachos nem favores. Somos o que somos e tentamos ser felizes. O povinho não percebe, ou não quer perceber: tanto pior para o povinho. Não temos medo de dar a cara e já sabemos o fim da história ainda antes de abrir o livro. Mas como da política não comemos nem vivemos, lá seguimos de imediato prontos para a próxima "sova".

Por isso, saber perder é uma arte. Mas saber viver, de cabeça levantada, derrota após derrota é uma virtude. Saber defender as suas ideias e ideais, mesmo sabendo-se em infinita minoria, é um acto extremo de democracia que muitos não compreendem e não aceitam por acharem que a Maioria tem sempre Razão sobre a Minoria. E só os tolos assim pensam. Se bem que às vezes sejam uma multidão!

"Glória aos vencedores; Honra aos vencidos", diziam os Latinos. Mas isso era há 2000 anos atrás... Agora.... envergonham-se e escondem-se!

Perder não é vergonha. Vergonha é desistir. E eu, não desisto.