18.12.04

Nada Devo, Nada Temo, Nada Tenho

Detalhes Esquecidos e Presunções do Dr. Rui Sousa:
1. Afinal quem é que manda? A Direcção ou a Administração de um Jonal? Segundo o Dr. Rui Sousa é a Direcção. na minha opinião é a Administração. Se o Jornal é Quinzenal uma edição especial so pode ser feita com autorização da Administração. O Dr. Rui Sousa, contra tudo e todos, levou a sua adiante. Não queira, agora, fugir às responsabilidades.

2. A adivinha: a resposta é, evidentemente, A Voz de Felgueiras. Ao contrário do Dr. Rui não tenho a presunção de ser o Umbigo do Mundo nem pessoalizo as questões. Para mim o que está em causa é o Jornal e, indirectamente, quem o dirige.

3. Pensar que tinha convencido Madalena Silva: A Administradora do Jornal sempre se mostrou contra a edição especial. Há, aliás, outros episódios, esquecidos pelo Dr. Rui Sousa, que despoletaram uma acesa discussão entre o director e a administradora. Nunca a senhora me falou em suspender a edição. Por isso mesmo é que o meu artigo foi enviado na segunda-feira quando, normalmente, o começo a escrever na terça-feira.

4. O "alguém" que tentou convencer Carlos Alves: basta ir à edição especial para perceber que o "alguém" fui eu. O contacto Com o Dr. Manuel Faria dá-se à posteriori. Afirmar o contrário só mesmo por brincadeira ou por cabal desconhecimento do que se passou. O Dr. Carlos Alves, após uma conversa prolongada, acedeu a dar a entrevista. se calhar o telefonema ao Dr. Manuel Faria é que levou tudo a perder.

5. O Dr. Francisco Cunha acedeu a dar uma entrevista ao Jornal: nada mais falso! O Eduardo Teixeira foi ao Jornal pedir uma entrevista mas, dado a edição de 3/12 estar já encerrada tal não foi possível. O demais está escrito na minha crónica e quem o contrário afirmar é mentiroso Aliás basta ver a incongruência entre o editorial de 3/12 e o de 10/12!!!

6. O Blog SantaQuitéria: o Dr. Rui Sousa tem um sério problema com os Blogs! O santaQuitéria é uma página de "auto-recriação", ie, um local onde quando o tempo assim mo permite, coloco alguns posts de cariz jocoso e qualidade duvidosa! Toda a gente o sabe. Menos o Dr. Rui Sousa que leva tudo a sério e vê fantasmas onde eles não existem. Melhor será nem sequer seguir este caminho porque episódios há de bradar aos céus. Quem não acreditar que pergunte ao Watcher.

7. Fico muito satisfeito pelos MEUS parágrafos utilizados neste artigo. Leiam-nos todos. Digam-me onde está a incoerência!? Se há algo em que tenho orgulho é na frontalidade com que assumo aquilo que penso. Ao contrário de outros não fujo nem me faço de vítima. Não ando aqui há "15 dias" nem quero fazer carreira política. O meu debate é de ideias. Nada mais.

8. Horácio Reis: o "nome ao boi" pôs-lo o Dr. Rui Sousa e não eu. Pena é que não tenha contado o resto.

9. O Lugar de Director: se quisesse ser director já o tinha sido há muito tempo. Convites não faltaram nem faltam. Quem está por dentro do Jornal sabe-o. Aliás, o próprio Dr. Rui Sousa tinha assumido que queria ir embora...por isso não é com argumentos destes que se desculpa e vai embora de um lugar que, em verdade, nunca compreendeu e nunca soube asumir.

10. Ética: o Director escreve os editoriais e não responde, a título pessoal, a um artigo publicado no mesmo dia e ao qual teve acesso prévio. Isto, na imprensa dita séria, é caso único! Ainda por cima manda a jornalista escever o editorial imiscuindo-se da responsabilidade que, duas semanas antes (editorial de 3/12) disse não voltar a abdicar. Ingenuidade ou falta de "savoir faire"?

11. Um jornal, ainda por cima local, tem de ser um local de confronto de ideias e não um mero molho de papel sem conteúdo. Não é com censuras e gestos de menino mimado que tal acontece. Quem anda na vida pública tem que estar preparado para receber os elogios mas também as críticas dos demais. Quem não esta preparado para tal, então que se deixe ficar em casa.

12. Afinal Quem Manda? A Direcção do Jornal é de quem a aceitar se para tal for convidado pela Administração. Nunca o tendo desejado hoje assumo que estou pronto para tal se a Administração assim o entender. E a única coisa que posso garantir e que o Jornal será muito mais interventivo e dirá o que tiver a dizer sem medo de terceiros. Esta é a diferença entre os Homens e os Ratos.

13. Nada me move contra o dr. Rui Sousa, a quem desejo os maires êxitos pessoais e profissionais. Limito-me a ser coerente. Leiam o que tenho escrito e, por escrito, mostrem-me o que pensam. Eu continuo igual e coerente comigo próprio. Já de outros tal não se pode afirmar.
14. Para finalizar, agradeço todos os telefonemas ontem (Sexta-feira) recebidos e re-afirmo a todos que, estando ou não de acordo comigo, poderão sempre contar com a minha participação activa no campo das ideias. Da discussão nasce a razão. E discussão, puro confronto de ideias e opiniões, é coisa que já não vejo em Felgueiras há já muito tempo.
A todos, Um abraço e Votos de Um Santo Natal.
pcr

6 comentários:

Anónimo disse...

ainda bem que esclarecestes os menos esclarecidos, pode ser que agora te comecem a ver de outra forma! abraço. Euskadi

armando s. sousa disse...

Caro amigo A.S.

No meu blog a www.grandefabrica.blospot.com, uso o nome A.S. para por os meus post's.
Haverá alguma possibilidade, de mudar o seu nickname, para não haver nenhuma confusão?
É salutar para a nossa pequena comunidade bloguista, se não usar-mos nicknames que podem levar à confusão.
Se for possível muito agradeço.
O Watcher não é o senhor Marques da Silva.

Sérgio Martins disse...

Uma demonstração de grande Coragem e determinação para por o dedo na ferida. Os meus parabéns.
Há muitos posts atrás, referi muitos dos problemas que apontas em relação ao VdF e a Rui Sousa, são factos que circulam na praça pública... Felgueiras é muito pequena

Sérgio Martins disse...

O watcher sou eu.

Anónimo disse...

Afinal quem é que ficou a ganhar com isto tudo? Não foste tu? Não foi o outro! Não fui eu… não foi ninguém?!
Ass: Kaizen

Anónimo disse...

Afinal quem é que ficou a ganhar com isto tudo? Não foste tu? Não foi o outro! Não fui eu… não foi ninguém?!
Ass: Kaizen