27.9.04

GNR de Felgueiras ‘inspecciona’ bares com HB em copo balão e duas pedras de gelo

Por várias vezes fui alertado para um facto (lamentável) que, por me suscitar alguma curiosidade e mesmo indignação, resolvi constatar por conta própria. Desde já aviso que o episódio que vislumbrei é, para além de ridículo, hilariante.
Dois GNR do destacamento de Felgueiras têm por hábito escolher uma casa de diversão nocturna da cidade para as suas saídas ‘late night’. Até aqui nada de novo, pois como cidadãos normais que o são (ou deveriam ser) têm todo o direito, após despirem a farda, a momentos de diversão e descontracção. Nem o facto de já serem um habitue naquele local me pareceu estranho.
A minha estranheza advém da seguinte frase: “Ora era mais um HB em copo balão com duas pedras de gelo”. Estranho?! Sim estranho!!! Pois esta frase foi repetida variadíssimas vezes ao longo da noite, a um ritmo quase desenfreado.
À medida que o pedido ia sendo repetido e satisfeito o tom de voz aumentava, as pernas cambaleavam e as atitudes iam sendo as típicas de alguém que já acusava mais que 0,5mg de álcool no sangue.
Não condeno a atitude dos senhores GNR, que têm todo o direito de fazer com a sua figura e instituição que fardados ou não representam (já que são reconhecidos por todos), o que bem lhes apetece. O que me preocupa é que no final da noite se sentem atrás de um volante e conduzam. O que me preocupa é que ofereçam insistentemente bebidas alcoólicas a menores. O que me preocupa é a moral que esses homens têm no dia seguinte quando vestem a farda e vêm para a rua impor a autoridade. Mas, que autoridade? Pergunto eu.
Não seria mais fácil, beberem moderadamente? Afinal, não é essa a mensagem transmitida pelas publicidades das bebidas alcoólicas, “Seja responsável, beba com moderação”.
Mas, se o vício é tal, porque não ficam a beber em casa? Em vez de estarem em bares a exibir uma barriga assustadora de grande, com a camisa (que permitam-me o comentário) no mínimo 3 números acima, por fora das calças, a oferecerem bebidas, a mandar piropos às miúdas e numa euforia descontrolada.
Se é verdade que já nos tínhamos habituado à presença de um polícia municipal (PM) constantemente embriagado e que conduz no mesmo estado. A verdade é que a situação agora já chegou à GNR.
Para a próxima vez que, em Felgueiras, um agente da autoridade, seja ele GNR ou PM o pare e o tente multar, certifique-se de que ele está sóbrio. Talvez seja até melhor que sugira apresentar os documentos após ele soprar ao balão.
A todos os interessados, o espectáculo promete repetir-se no próximo fim-de-semana, num bar próximo de si…

Abraço

Fioruci

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Fioruci,

Antes de mais permita-me que o parabenize pelo post publicado, pois de facto, admiro-lhe a coragem em escrever (apesar de protegido por um nick) aquilo que todos nós pensamos.
É de lamentar o rídiculo a que se expõem os nossos agentes da autoridade.
Se a situação de uma GNR embriegada não constitui grande novidade, uma nova geração de GNR 'bêbada' e barriguda começa a ser preocupante.
Mais alarmante é o facto de induzirem jovens no mesmo hábito, preocupante também é que após sucessivas campanhas de sensibilização contra o consumo desmedido do alcool e os seus efeitos na condução, seja a própria autoridade a dar o pior dos exemplos.
Interessante é o facto também se estender à Policia Municipal, que bem vamos nós de autoridade!!! (Digo eu)

Abraço

Peter O.