7.9.04

Sem acentos nem cedilhas....

A Polonia e um dos paises com maior potencial de crescimento nesta nova UE. Com um mercado interno de 40,000,000 de almas (consumidoras), a Alemanha de um lado e a Ucrania do outro, tem todas as possibilidades de se transformar num novo caso de sucesso dentro da UE.

Mas muito ha para fazer.

Dez anos apos a queda do muro a Polonia traz-me a memoria o Nosso Portugal de finais dos anos 80.

Hoje tive uma reuniao em Turnow, a uns 240km de Varsovia. Calculei 4 horas de viagem. Demorei 5 horas com um tipo de conducao que ja nao fazia desde os "loucos" anos de terrorismo rodoviario... Depois foram so mais cinco horas para Varsovia.

Isto para pensar um pouco naquilo que foi a evolucao de Portugal nos ultimos 10 anos. Hoje, 240 km sao feitos, regra geral, em 2 horas. Quanto muito 3.

Para me vingar ofereci um lauto jantar a mim proprio. Ok! Isto ja nao e a Polonia que conheci em 1994 e onde se jantava (a remediado!) por 2 Euros. Mas mesmo assim, pagar 15 Euros por este banquete faz-me perder a vontade de voltar, amanha, para Londres... E so mesmo o Santa Quiteria (restaurante) me faz considerar voltar, sexta-feira, a Felgueiras.

Como tudo na vida esta Polonia que vejo hoje estara irreconhecivel dentro de 10 anos. Quem puder que aproveite agora enquanto o Zloty deixa porque, quando o Euro chegar, isto acaba-se.

Abraco

Sem comentários: